domingo, 20 de Abril de 2014, 17:42
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Angola tem pelo menos 20 milhões de habitantes

3 de Agosto, 2011
A população angolana, actualmente, está estimada em cerca de 20,9 milhões de pessoas, disse esta quarta-feira, em Luanda, o demógrafo angolano José Ribeiro.

O técnico deu a conhecer esse dado quando dissertava sobre Principais indicadores demográficos de Angola, na conferência sob o lema Contribuições para uma política pública de população, povoamento do território e desenvolvimento integrado, organizado pela Escola Nacional de Administração (Enad).

As estimativas sobre a população angolana fornecidas pelo director do Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento da Enad foram produzidas com base nos dados estatísticos do recenseamento eleitoral feito em 2008 (oito milhões, 397 mil e 244 eleitores).

Do total do número de habitantes em Angola, disse o prelector, existem pelo menos 24,5 estrangeiros em cada mil angolanos. Pelo menos 55 porcento do total da população do país, segundo as estimativas, estão concentradas nos centros urbanos e a província de Luanda, capital de Angola, é a mais habitada. Disse também que o ritmo de crescimento da população é de três por cento ao ano.

«É alto, mas há indícios de começar a decrescer muito ligeiramente, e se continuar nessa cadência até 2036 poderá chegar-se a 41 milhões e 800 mil habitantes», revelou.

Deu a conhecer que se o crescimento populacional prevalecer nos actuais níveis a estrutura jovem da população estará condicionada a suportar a população não activa, (para cada 100 pessoas em idade activa existem 101 não activa).

José Ribeiro pretendeu com a sua exposição indicar quantos somos em Angola, como estamos a crescer e quais as consequências desse crescimento, num fórum que vai abordar os temas como Distribuição espacial da população angolana, Experiências de povoamento na América do Sul, com foco no caso Brasil, e Visão prospectiva sobre as migrações e distribuição espacial da população em Angola.

O último censo da população angolana foi realizado em 1970, na época colonial, e o próximo está previsto para 2013.

Angop/SOL




1 Comentário
pontaesquerda
04.08.2011 - 12:41
nós por cá somos 10 600 537 habitantes!...

pergunta:

há aí lugar para mais 10 600 400 habitantes, mais pico menos pico????!!!...


é que por cá andam uma centena deles a empurrar o resto para fora da...jangada!!!...



PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt