Início Separador Opinião Separador Política Separador Sociedade Separador Economia Separador Internacional Separador Cultura Separador Desporto Separador Tecnologia Separador Vida
FaceBook Twitter RSS 2.0 Pesquisar
 
 
 
 
Diminuit textoAumentar texto
Crescimento
Portugal deverá escapar a recessão técnica
O Instituto Nacional de Estatística divulga hoje as contas trimestrais relativas ao segundo trimestre, que deverão apontar para um crescimento da economia de 0,4% face ao trimestre anterior e de 0,9% face a 2007
 
Ver artigoVer comunidade

Os números a divulgar hoje pelo INE deverão confirmar a estimativa rápida avançada a 14 de Agosto, que indica uma melhoria no segundo trimestre da economia portuguesa, escapando à recessão.

A estimativa rápida do INE, que não apresenta valores para as várias componentes do PIB, indicava que a subida de 0,4 por cento se segue a uma queda de 0,1 por cento no primeiro trimestre do ano.

Em termos homólogos, ou seja, comparando com igual trimestre do ano anterior, a economia portuguesa deverá ter crescido 0,9 por cento, mantendo o mesmo ritmo do primeiro trimestre. Esse ritmo é o mais baixo desde o segundo trimestre de 2006.

Como não se completaram dois trimestres consecutivos de quedas face ao trimestre anterior, a economia portuguesa escapou à recessão técnica, embora tenha apresentado uma quase estagnação, referiu o INE nesse dia.

Os dados conhecidos saíram em linha com as estimativas dos analistas contactados pela Lusa, que tinham antecipado uma subida trimestral de 0,4 por cento e de 0,7 por cento em termos homólogos.

Antes de conhecidos os dados, os analistas contactados pela Lusa admitiam que a melhoria do PIB face ao trimestre anterior teria sido justificada sobretudo pelo investimento.

O INE vai divulgar hoje tambem as estatísticas relativas ao Comércio Internacional, Comércio Extracomunitário e o Índice de Novas Encomendas na Indústria.

Lusa / SOL



 

 
 
 
© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Ficha Técnica. Regras de acesso. Contactos. Publicidade. Mantido por webmaster@sol.pt