Início Separador Opinião Separador Política Separador Sociedade Separador Economia Separador Internacional Separador Cultura Separador Desporto Separador Tecnologia Separador Vida
FaceBook Twitter RSS 2.0 Pesquisar
 
 
 
 
Diminuit textoAumentar texto
Freeport
Belga substitui Lopes da Mota na presidência da Eurojust
A vice-presidente mais antiga da Eurojust, a belga Michèle Coninsx, vai substituir interinamente o procurador-geral adjunto Lopes da Mota na presidência deste organismo europeu de cooperação judiciária até à eleição de novo presidente.
 
Ver artigoVer comunidade

Uma nota de imprensa da Eurojust refere que José Luís Lopes da Mota informou hoje «o Colégio da Eurojust, durante a sua sessão plenária, de que ontem [quarta-feira] apresentou a sua demissão como membro nacional de Portugal às autoridades portuguesas».

De acordo com as regras da instituição, sediada em Haia, o vice-presidente mais antigo substitui interinamente o presidente em caso de ausência ou renúncia.

«Quando todos os procedimentos necessários estiverem cumpridos», Coninsx «assumirá a presidência até à eleição de um novo presidente», o que acontecerá «num futuro próximo», segundo o comunicado.

A nota de imprensa sublinha que a Eurojust «faz este anúncio com pena, mas também com respeito e compreensão pela decisão de Lopes da Mota».

Lopes da Mota pediu quarta-feira ao Governo português para abandonar a Eurojust, tendo o Ministério da Justiça aceitado o pedido, depois de o Conselho Superior do Ministério Público ter decidido suspendê-lo da magistratura por 30 dias na sequência de um processo disciplinar por alegadas pressões sobre outros magistrados do MP responsáveis pelo caso Freeport.

O procurador-geral adjunto integrava a Eurojust desde 2001, por nomeação do Governo português, e tinha sido eleito presidente do organismo pelos seus pares em 2007.

O processo Freeport está relacionado com alegadas suspeitas de corrupção e tráfico de influências no licenciamento do espaço comercial, em 2002, quando o actual primeiro-ministro, José Sócrates, era ministro do Ambiente.

Lusa / SOL



 

Galeria Multimédia
 

mais galerias
 
 
 
© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Ficha Técnica. Regras de acesso. Contactos. Publicidade. Mantido por webmaster@sol.pt