Início Separador Opinião Separador Política Separador Sociedade Separador Economia Separador Internacional Separador Cultura Separador Desporto Separador Tecnologia Separador Vida
FaceBook Twitter RSS 2.0 Pesquisar
 
 
 
 
Diminuit textoAumentar texto
EUA
Obama alvo de críticas de Republicanos e Democratas
Pouco mais de um dia depois de – para muitos, inesperadamente – ter recolhido a preferência dos eleitores do Estado do Iowa, Barack Obama está na mira de adversários da ‘sua’ esquerda, mas também dos Republicanos, que o podem vir a encontrar na corrida à Casa Branca
 
Ver artigoVer comunidade

A até agora bem sucedida corrida de Barack Obama rumo à presidência dos Estados Unidos, que o podem tornar no primeiro negro a presidir o país, já começa a sofrer as primeiras críticas por parte dos seus adversários.

O discurso de esperança e mudança do candidato preferido dos democratas do Iowa foi criticado por Hillary Clinton e Mitt Romney, que ridicularizaram o tom salvífico de Obama, nomeadamente do que diz respeito à promessa de retirada das tropas americanas do Iraque.

Para Hillary Clinton, Obama não está à altura do cargo: «Sei que o próximo presidente encarnará os sonhos e esperanças de todos nós, mas também sei que não podem ser falsas esperanças. Temos de escolher um presidente que esteja pronto para o cargo logo no primeiro dia, o cargo mais duro e mais difícil».

Clinton e Obama falavam ontem à noite para uma plateia comum num comício do Partido Democrata, mas para hoje está marcado um confronto televisivo entre ambos, num debate que promete controvérsia e um conhecimento mais profundo dos sois candidatos.

«Ouviram Barack Obama? É um rosto novo, mas ‘bolas!’, quando ouvimos o que sai da sua boca… É como se dissesse: ‘Vamos retirar imediatamente as tropas do Iraque’. Já pensaram nas consequências?», satirizava ontem Mitt Romney, antigo governador do Massachussetts e possível primeiro presidente mórmon.

Escaldantes prometem também ser os debates que a cadeia televisiva americana ABC vai transmitir em horário nobre, primeiro para os Republicanos, depois para os Democratas.

A campanha nos Estados Unidos segue hoje, sábado, com debates entre os candidatos, em busca da vitória nas primárias, em New Hampshire.

SOL com agências



 

Galeria Multimédia
 

mais galerias
 
 
 
© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Ficha Técnica. Regras de acesso. Contactos. Publicidade. Mantido por webmaster@sol.pt