Início Separador Opinião Separador Política Separador Sociedade Separador Economia Separador Internacional Separador Cultura Separador Desporto Separador Tecnologia Separador Vida
FaceBook Twitter RSS 2.0 Pesquisar
 
 
 
 
Diminuit textoAumentar texto
Linha do Tua
Relatório preliminar não encontrou causas do acidente
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, determinou hoje que a Comissão Técnica de Inquérito (CTI) ao acidente na Linha do Tua «recorra a todos os meios e apoios especializados para que, no prazo de trinta dias, apresente um relatório final conclusivo»
 
Ver artigoVer comunidade

«Nesse sentido, sem prejuízo de outras consultas, deverá ser solicitada a intervenção especializada do departamento competente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, nomeadamente para a avaliação do estado da via férrea, de acordo com os padrões de segurança exigíveis, e a adequação do material circulante às condições físicas da via», determina o despacho ministerial divulgado hoje.

A decisão de Mário Lino surge depois do relatório preliminar ao acidente, hoje conhecido, não ter encontrado causas para o descarrilamento da carruagem, acidente que provocou um morto e 43 feridos. Segundo fonte do gabinete de Mário Lino, «a CTI inspeccionou o local do acidente e o material circulante envolvido e analisou os relatórios técnicos elaborados pelas entidades responsáveis pelo funcionamento da linha, nomeadamente a REFER, a CP e a EMEF, sem conseguir chegar ainda a nenhuma conclusão».

A mesma comissão, segundo a fonte do ministério, já solicitou informações adicionais aquelas empresas e «deve recorrer a todos os meios e apoios especializados que sejam considerados necessários ao apuramento rigoroso e objectivo das causas do acidente».

«Torna-se assim necessário tomar todas as medidas para garantir o cumprimento do prazo de trinta dias fixado para elaborar o relatório final que deverá ser conclusivo», determina Mário Lino.

O ministro determinou ainda que o Gabinete de Investigação de Segurança de Acidentes Ferroviários (GISAF) deve igualmente recorrer a todos os meios e apoios especializados que entenda necessários para a realização do inquérito que sobre o mesmo acidente está a elaborar, nos termos da legislação em vigor.

O acidente de sexta-feira na Linha do Tua provocou um morto e 43 feridos, entre os 47 ocupantes da carruagem, a maioria turistas, que seguia de Mirandela para o Tua.

A carruagem descarrilou próximo da estação da Brunheda, numa zona onde já ocorreram quatro acidentes num ano e meio, que provocaram quatro mortos. O mais grave ocorreu em Fevereiro de 2007, tendo morrido três ferroviários.

Lusa/SOL



 

Galeria Multimédia
 

mais galerias
 
 
 
© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Ficha Técnica. Regras de acesso. Contactos. Publicidade. Mantido por webmaster@sol.pt