Início Separador Opinião Separador Política Separador Sociedade Separador Economia Separador Internacional Separador Cultura Separador Desporto Separador Tecnologia Separador Vida
FaceBook Twitter RSS 2.0 Pesquisar
 
 
 
 
Diminuit textoAumentar texto
Media
Questão do jornal da TVI chega ao Parlamento Europeu
O eurodeputado do PSD Mário David levantou hoje no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, a questão do cancelamento do jornal televisivo de sexta-feira à noite na TVI, num debate sobre a liberdade de imprensa em Itália
 
Ver artigoVer relacionadosVer comunidade

«Em Portugal, a Prisa, empresa espanhola reconhecidamente apoiante do Partido Socialista e accionista maioritária do canal de televisão TVI, ordenou o silenciamento do jornal televisivo de sexta-feira à noite», disse o eurodeputado.

«Gostaria de saber se o Grupo Socialista tem a intenção de apurar as razões e as consequências deste abusivo procedimento e utilizar o mesmo procedimento que hoje aqui discutimos num caso, este sim, de flagrante violação da liberdade de imprensa», acrescentou.

O Parlamento Europeu discutiu hoje acaloradamente os obstáculos à liberdade de imprensa em Itália, debate que foi agendado pelo grupo socialista, com apoio de outras famílias, à revelia da maioria europarlamentar do Partido Popular Europeu (PPE), a família política do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi.

O debate representa um duro golpe para o governante italiano, que sempre tentou impedir a intromissão de Bruxelas nas suas ligações ao sector da comunicação social.

Vários grupos parlamentares europeus reclamam uma lei europeia para limitar a concentração no sector, encarada como uma ameaça ao pluralismo.

A discussão acontece um dia depois da divulgação da decisão do Tribunal Constitucional italiano, que invalidou a lei da imunidade que protegia Berlusconi.

O líder do PPE, Joseph Daul, destacou o que considera «o infeliz uso desta instituição Europeia para tratar de uma questão nacional».

Entretanto, vários eurodeputados apelaram à Comissão Europeia para que regulamente com maior rigor a concentração de meios de comunicação social, para defender a liberdade de imprensa e o pluralismo dos média.

Em resposta, a comissária para a Sociedade de Informação e Media, Viviane Reding, lembrou que a liberdade de imprensa é um direito fundamental, mas reiterou que nenhum eurodeputado esteve presente numa iniciativa do executivo sobre a pluralidade dos meios de comunicação social.

«A questão da concentração dos media é essencial», referiu, sublinhando que todos os Estados-membros se opuseram a uma directiva sobre a matéria, nos anos 1990.

E deixou um desafio ao PE: os eurodeputados devem debater a matéria fazer chegar à Comissão um relatório de sua iniciativa que identifique os problemas concretos que querem ver resolvidos.

Lusa / SOL

Relacionados


 

Galeria Multimédia
 

mais galerias
 
 
 
© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Ficha Técnica. Regras de acesso. Contactos. Publicidade. Mantido por webmaster@sol.pt