A operação ‘Azeitona Segura 2009/10’ vai decorrer até Fevereiro com acções de prevenção, fiscalização e controlo feitas por militares do destacamento territorial de Moura da GNR para «reduzir a criminalidade» durante a apanha da azeitona nos dois concelhos.
O «patrulhamento específico e dedicado», feito em jipes, a cavalo ou motos, pretende «evitar furtos, fiscalizar ilícitos contra-ordenacionais e combater a imigração ilegal», explicou hoje à agência Lusa o comandante do destacamento territorial de Moura da GNR, tenente Eduardo Lérias.
As acções vão decorrer em Moura e Serpa porque são dois concelhos onde a apanha da azeitona «ainda é feita, em grande parte, de forma tradicional», por homens e mulheres nos campos, «ao contrário de outras zonas do distrito de Beja, onde a apanha já é quase toda mecanizada», precisou o oficial.
Além do patrulhamento da GNR, a operação vai incluir «em situações pontuais» acções de fiscalização com a participação de elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), das Finanças e da Segurança Social.
A operação ‘Azeitona Segura’, desde que começou, na campanha olivícola de 2005/2006, «já permitiu reduzir a actividade criminal» associada à olivicultura no concelho de Moura, salientou Eduardo Lérias.
Na campanha olivícola de 2005/2006 «foram furtadas mais de 10 toneladas de azeitona» e na campanha de 2007/2008 a GNR «não registou nenhum furto», lembrou.
Lusa / SOL