A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou a passagem para o alerta amarelo naqueles distritos devido a informações do Instituto de Meteorologia de que «Portugal Continental será influenciado pela passagem de um sistema frontal que irá provocar, especialmente a partir do dia de hoje (...) e durante (...) domingo, chuva por vezes forte, vento com rajadas que podem atingir os 100 km/hora nas terras altas».
O Instituto de Metereologia prevê ainda «agitação marítima na Costa Ocidental a norte do Cabo Carvoeiro e diminuição da temperatura».
Neste sentido, a ANPC recomenda precaução para evitar «aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via», inundações e «possibilidade de cheias rápidas em meio urbano», assim como a «retenção temporária de veículos e pessoas» em caso de «persistência de neve e gelo».
Lusa / SOL