Início Separador Opinião Separador Política Separador Sociedade Separador Economia Separador Internacional Separador Cultura Separador Desporto Separador Tecnologia Separador Vida
FaceBook Twitter RSS 2.0 Pesquisar
 
 
 
 
Diminuit textoAumentar texto
Protecção ao Consumidor
União Europeia quer cigarros à prova de incêndio
Meglena Kuneva, comissária europeia para a Protecção ao Consumidor, pretende evitar milhares de queimaduras por ano ao instaurar uma medida de auto-apagamento em todos os cigarros vendidos dentro da UE
 
Ver artigo

Os cigarros param de queimar após alguns segundos sem se não forem tragados devido a pequenos furos no papel que impedem a circulação de oxigénio.

«Dados de apenas 14 Estados membros (de um total de 27) mostram que mais de 2.000 mortes por ano são causadas por incêndios relacionados com cigarros, com milhares de pessoas feridas e dezenas de milhões de euros em prejuízos», disse um funcionário à Reuters.

«Já houve discussões com os vários interessados, como autoridades de segurança contra o fogo, a indústria do tabaco e grupos de consumidores. Há um apoio generalizado», disse a fonte.

A Comissão Europeia está a desenvolver um padrão para os cigarros de toda a união, semelhante ao que já vigora nos Estados Unidos. Um funcionário afirmou que seria «mais sensato e fácil para toda a gente se criássemos um padrão comum para ser usado em todo o globo»

As pesquisas mostram que os novos regulamentos na América do Norte não afectaram o preço dos cigarros. De acordo com as fontes, as indústrias prometeram apoiar o plano.

Até então, as empresas diziam que os aditivos químicos contra a queima dos cigarros iriam causar ainda mais problemas à saude dos fumadores.

Reuters/SOL



Galeria Multimédia
 

mais galerias
 
 
Banner Gripe A
 
© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Ficha Técnica. Regras de acesso. Contactos. Publicidade. Mantido por webmaster@sol.pt