Início Separador Opinião Separador Política Separador Sociedade Separador Economia Separador Internacional Separador Cultura Separador Desporto Separador Tecnologia Separador Vida
FaceBook Twitter RSS 2.0 Pesquisar
 
 
 
 
Diminuit textoAumentar texto
Acção de protesto
Obras da CRIL em Benfica destroem ninhos e árvores
As obras da CRIL nas Portas de Benfica estão a destruir hortas urbanas e árvores, algumas delas com ninhos, protestam ambientalistas e cidadãos que estão esta tarde no local a tentar adiar o avanço das retroescavadoras
 
Ver artigoVer comunidade

Alguns cidadãos preocupados levaram a cabo nos últimos dias uma acção urgente de transplantação de árvores, plantas e ninhos nas Portas de Benfica (Estrada do Tojal - Lisboa), zonas que estão a ser terraplanadas, no âmbito das obras de conclusão da CRIL.

 

Desde quarta-feira passada que voluntários e membros de associações ambientais estão no terreno a tentar preservar o que for possível.

 

A altura do ano escolhida para avançar com a destruição das hortas aumenta a destruição, denunciam os ambientalistas.

 

Lanka Horstink, uma das cidadãs presentes no local, afirmou ao SOL que «é importantíssimo que se espere mais 2 ou 3 semanas para que os pássaros estão a nascer tenham uma hipótese de sobrevivência e evitar um banho de sangue».

 

Os voluntários questionam a legalidade da obra e sublinham a importância das hortas urbanas, resquícios de ruralidade das quintas de Benfica, que significam o sustento de alguma população idosa ali sediada. «A componente social e histórica tem sido completamente ignorada», lamenta Lanka Horstink

 

«Pedimos à Câmara que nos deixasse transplantar algumas árvores de fruto para um terreno perto do Círculo dos Leitores, mas ainda não obtivemos resposta, tem sido muito lenta nos contactos connosco» , queixa-se.

 

Um grupo de cidadãos aguarda esta tarde no terreno a visita de responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa, que prometeu ir avaliar o local para dar uma resposta quanto à transplantação das árvores para o outro terreno.

 

À vista dos activistas, as retroescavadoras contornam as zonas arborizadas. Por enquanto.

 

joana.andrade@sol.pt

 

 

 



 

Galeria Multimédia
 

mais galerias
 
 
 
© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Ficha Técnica. Regras de acesso. Contactos. Publicidade. Mantido por webmaster@sol.pt