
Gaudi vai estar disponível inicialmente para vídeos das eleições dos EUA
Através da Gaudi (Google Audio Indexing) é possível pesquisar uma determinada palavra durante um dos vídeos do YouTube e ir directamente para a secção onde essa palavra é proferida.
A aplicação foi desenvolvida pelo projecto de investigação Google Labs, promovido pelo motor de busca, e baseia-se numa tecnologia semelhante apresentada pela empresa no passado mês de Julho.
Para pesquisar uma palavra num vídeo o utilizador tem de a escrever numa pequena caixa de diálogo, semelhante à de um motor de busca comum, e depois encontra os vídeos onde essa palavra surge.
Assim que escolhe o clip que quer ver o programa apresenta várias informações, como o número de vezes que o termo aparece ou em que parte do vídeo é dito.
Numa primeira fase a Gaudi apenas vai estar disponível em vídeos relacionados com as eleições presidenciais norte-americanas, mas o Google não coloca de parte a possibilidade de a introduzir noutros cilps.
Para a empresa esta ferramenta é considerada «uma plataforma experimental onde podemos aprender que conteúdos permitem melhorar a experiência dos utilizadores que pretendam pesquisar conteúdos falados na Internet».
Para experimentar esta aplicação, clique neste link.