Estrangeiro, o que vês?

Chega ao trabalho e, pousadas as tralhas, corre para a máquina do café. A pontualidade não lhe está no ADN, nem o planeamento: empurra enquanto pode os assuntos a resolver com um prosaico ‘logo se vê’. É bastante formal no trato, mas facilmente mete conversa com desconhecidos, ainda que não haja nada de concreto para…

“Tudo é café!”, brinca a brasileira Ana Stela Cunha, sobre as pausas portuguesas, particularmente em horário laboral. “Essa do café, por exemplo, eu me dou conta, mas acho tão parecido com o brasileiro. E discussão que não leva a lugar nenhum? Horas em reuniões… Os ingleses ficam se remoendo na universidade – eles entram naquele horário e vêm com tópicos escritos e aí a gente discute a novela. Acho isso bem brasileiro também”, completa a doutorada em Linguística Africana.

De outro ponto do globo, mas senhora da mesma opinião sobre a falta de pragmatismo nacional, é Lajja Sambhavnath: “A atitude muito relaxada que as pessoas têm no trabalho desconcerta-me um pouco. Esse ‘já vemos’, essa coisa do ‘deixar acontecer’ afecta a qualidade do trabalho”, nota – além da crónica falta de pontualidade. A professora indiana garante ainda que se tem uma aula às 8 horas os alunos “só chegam às 8h15”.

Do Oriente chegam mais observações nesse sentido. “Detesto esta expressão! Mesmo no trabalho, estamos a combinar uma coisa e é ‘logo se vê’”, diz Yunseon Yang, assessora da Embaixada da Coreia. Por contraponto aos compatriotas dela, refere que “os portugueses falam demais, não são eficientes. Há sempre filas enormes nos correios, nos bancos: não têm nada que falar, é tratar do assunto!”.

Beniko Tanaka, talvez pela veia artística, encontra liberdade no recorrente esquecimento luso: “Nós, os japoneses, não conseguimos esquecer, não conseguimos não planear. E essa obrigação faz com que não saibamos estar livres, somos menos espontâneos”.

Demasiado formal

De onde vimos é factor essencial para se apreender as diferenças dos povos e aquilo que chama mais a atenção. E os locais de origem podem, embora distantes, reflectir comportamentos comuns. Por exemplo, aquilo que para um brasileiro, italiano, moçambicano ou neozelandês é visto como excesso de formalidade, afastando os portugueses desses povos, é a realidade em países como a Coreia do Sul. “Aqueles emails que começam sempre com ‘Exmo senhor, venho por este meio…’ Diz lá o que queres. Pode-se tratar por ‘tu’ ao fim de pouco tempo, não tem de haver sempre isso”, exemplifica o músico Donatello Brida. O italiano choca-se com “a mãe que trata por ‘você’ os filhotes de dois anos… até os cães!”, notando que na pátria dele “isso também existe quando há verdadeiramente uma distância, senão passa-se logo para o ‘tu’”.

Este aparente afastamento no trato também chamou a atenção do moçambicano Frank Ntaluma: “As pessoas exigem o estatuto de doutor. ‘Por favor me chama de doutor fulano’. E não é um médico”. O artista plástico questiona “se será para se distanciar”, argumento que encontra eco noutra latitude – Leonard MacLeod, neozelandês batido na vivência da Península Ibérica há década e meia, relata que em Portugal começou “a ouvir ‘Sr. engenheiro’, ‘Sr. doutor’. Porque é que as pessoas se chamam assim entre si? É cultural. Mas então porque não dizer ‘Sr. carpinteiro’, ‘Sr. do lixo’?”.

O que para ele “parece ridículo” – reforçando que  na Nova Zelândia “fazes o que fazes, não há um trabalho mais bem visto. São iguais” – é regime de dia-a-dia em lugares como a Coreia, onde a idade importa. Explica Yunseon Yang que é como se na língua existissem vários graus de respeito e formalidade (conceitos que andam de mão dada), que se traduziriam em português por ‘você’, ‘senhor’, ‘sua excelência’, ‘excelentíssimo’. “Temos de tentar saber a idade. Se fores mais velha do que eu, na Coreia, não te trato por tu, trato por você. E o pai é sempre uma pessoa mais difícil do que a mãe. Muitas pessoas tratam o pai por você. As mães, os rapazes tratam por você, as filhas são mais próximas e tratam por tu”, detalha a assessora.

Na Índia, a formalidade é estrutura social. As castas ditam as regras familiares. Os casamentos celebram-se na esmagadora maioria entre pessoas da mesma religião e entre hindus da mesma casta. “São duas famílias que se casam. A maneira de encarar todos os aspectos da vida é muito diferente nas diversas castas e isso torna a adaptação mais complicada. É desde preparar a chávena de chá…”, justifica Lajja. E se, em Portugal, quem casa quer casa, na Índia essa parte costuma estar tratada: os recém-casados mudam-se para casa dos pais do noivo, onde também não é raro estarem a viver já outros familiares. Isso molda o sentido de espaço e de privacidade: “Toda a gente da família pode abrir as tuas cartas, é muito normal na Índia. São da família!”.

Racista, eu?

No espectro oposto desta familiaridade pode estar o português. Ana Stela Cunha, nem que seja por defeito profissional, sente “a formalidade das pessoas, até na linguagem”. E isso vai ao extremo de não ser raro os portugueses dizerem que os brasileiros não os percebem. O estereótipo é válido: “Para mim, como linguista, já não é a mesma língua. A gente só tem um léxico muito parecido”, remata. E dá um exemplo: “No Brasil, filmes portugueses só de Manoel de Oliveira, e é com legenda. Todo o filme português é com legenda no Brasil”.

O português é a língua comum, mas aparentemente não nos entendemos. Eufrosina Lima é assertiva na crítica. “O tuga tem muito a linguagem colonial ‘tu tens de’, ‘tu deves’”, dispara a jovem angolana. Cresceu em Portugal e a mãe ensinou-lhe: “‘Se estás com um branco fala à branco’. É um chip. Em casa não falo assim, tenho um sotaque diferente. Isto é para falar com o branco, para arranjar emprego, casa. Para evitar certos stresses convém seres tu a adaptares-te”.

Recorda a vez em que foi ver uma casa para arrendar em Alfama, já tinha a visita combinada previamente pelo telefone com a proprietária. Quando esta, “uma quarentona ou cinquentona”, lhe abriu a porta, passou pela humilhação (e discriminação) de ouvir “‘Você ao telefone não parecia de cor! Não alugo casas a pessoas de cor’”. Sina, como prefere que a tratem, insurge-se: “Todos os outros têm sotaque, mas aqui é ‘ah, ele fala tão mal português…’”.

Não falar de racismo seria enterrar a cabeça na areia. Os portugueses são racistas? A resposta é pronta: “Sim. Ainda hoje há taxistas que se recusam a deixar-me entrar, ‘ah, pretos não levo!’. Por um lado há muito tuga que quando falo disto diz ‘a sério?!’ e ainda bem que vive numa realidade mais positive e mais mixada. Mas por outro lado essa cegueira e a falta de autocrítica também me revoltam. Os portugueses não se conseguem observar. E se falas mal da Tuga picam-se logo, em vez de ouvirem e tentarem perceber o que se passa. Se a malta abrisse mais os olhos e visse que há racismo a nível social, legal, legislativo…”. Já apresentou queixa? Sina responde afirmativamente, junto da SOS Racismo. Essas queixas “nunca levaram a nada”.

Frank Ntaluma é mais conciliador. “O racismo existe em toda a parte. Sentir na pele, senti – mas rapidamente tento passar por cima disso”. Relata um episódio que se passou há alguns anos, na movimentada Rua das Portas de Santo Antão, em u Lisboa. Entrou num café, deixou uma moeda em cima do balcão e pediu uma garrafa de água, pedido atendido por um empregado brasileiro. De repente apareceu o dono do café, português na casa dos 50 ou 60 anos, que começou a empurrá-lo para fora do estabelecimento: “‘Não é para entrar pretos aqui’”. Frank reagiu com a lógica: “Se houvesse um papel a dizer ‘não entram pretos’, eu não entrava. Quero o meu troco”. Novamente empurrado, e já fora do café, perdeu finalmente a cabeça e estilhaçou a montra a murro.

O proprietário chamou a Polícia, a quem o moçambicano deu a sua versão do sucedido, sublinhando que ainda estava à espera do troco pelo pagamento da garrafa. O funcionário brasileiro corroborou e o patrão voltou à carga. “Não quero essa gente aqui! Tens de pagar a montra!”. Frank ripostou: “Posso pagar a montra. Mas peço ao senhor que ponha aqui escrito: ‘Nesta casa não entram pretos’, se não fizer isso, eu não reponho a montra”. Dias depois Frank recebeu uma notificação em casa a informá-lo que a queixa tinha sido retirada. “Tive muitos episódios, mas o mais marcante foi este. Chamarem-me ‘preto’ para mim é normal. Se não me conhecem que outro nome vão usar? Sou preto. Isso para mim não é racismo. Agora, aquele caso foi extremo”.

Lamúria nacional

Outra característica que o olhar estrangeiro detecta no português é o queixume. “As pessoas têm um carácter um pouco triste. Oiço-as dizerem ‘neste país não se consegue fazer nada’. No meu país u nunca ouvi nada disto. Por um lado há um pouco de verdade, mas por outro também é exagerado”, descreve Leonard MacLeod. A isto o neozelandês cola a passividade e o conformismo nacionais: “Há empresas em Portugal que estão bem, mas continuam a pagar o salário mínimo. De facto não tens de pagar mais – mas deves pagar mais. E as pessoas cá aceitam estas situações e defendem este sistema. E não são só os ricos, os pobres também”.

Crise tem sido palavra repetida à exaustão. Mas pode ser relativizada. “Há muita negatividade, muito choro, lamúria… Todo o mundo chora e lamenta mas para nós, brasileiros, o que se está a passar agora  não é nada. É um estereótipo, mas a gente lida bem com essas situações de risco e limite”, compara Ana Stela entre portugueses e brasileiros. “Não acho o português triste, mas pessimista. Não vê muito a luz no fim do túnel”, acrescenta.

A alinhar pelo mesmo diapasão está Frank Ntaluma. “No Ocidente as pessoas queixam-se muito enquanto têm. Têm o mínimo. Aqui não se morre de fome. As pessoas têm tudo, mas não são felizes, não sei porquê”, começa o artista plástico moçambicano. Mas ressalva uma diferença essencial: “A pobreza na Europa é mais perigosa. Em Moçambique, se és pobre e te queres manter na cidade, vais passar mal. Mas pensas: ‘porque é que eu vou estar a sofrer aqui? A escassos quilómetros posso fazer a minha palhota e ter a minha machamba. Posso ter mandioca, milho, mapira, arroz’. Essa é a diferença entre o pobre europeu e o pobre moçambicano”.

Em jeito de pincelada final do retrato do português, destacar-se-ia o à-vontade e a vontade para falar. De qualquer coisa. “No autocarro, entre pessoas estranhas, conversam. Na Coreia, se não se conhecem, não há nada que falar. Vocês são demasiado simpáticos, metem-se demasiado com estranhos”, diz Yunseon Yang.

“Dá briga entre os portugueses serem tão prestativos, todos querem informar”, acrescenta em contraponto a linguista brasileira. Lajja concorda: “Fazem-nos sentir à vontade e são muito prestáveis”. Quando viveu na Alemanha também era assim? “Nãããão! Oh meu Deus!” – e o riso confirma mais um estereótipo: o do alemão sisudo.

ana.c.camara@sol.pt