Jorge Nuno Pinto da Costa. Um presidente que acredita na eternidade

Kim Il-Costa ganhou mais umas eleições, as 13.ªs, mas desta vez quis ver com os seus próprios olhos quem deitava ordeiramente os boletins intactos na urna ou quem os levava para casa para serem considerados brancos, ou quem os riscava para serem nulos. Um homem que já ganhou o que nenhum outro ambicionou chega assim…

Jorge Nuno Pinto da Costa. Um presidente que acredita na eternidade

Está convencido de que é o homem certo para levar o FC Porto outra vez à senda das vitórias e demonstra um apego ao poder invulgar.

O presidente eterno sofre do mesmo mal que muitos empresários nacionais que não têm um sucessor óbvio que possa levar os negócios a bom porto. Acredito, pois, que Pinto da Costa não consiga vislumbrar alguém que possa prosseguir o seu reinado com tanto sucesso, mas o seu tempo, como presidente, aproxima-se do fim. Quando acabar o atual mandato terá 82 anos e a frescura de outros tempos não será a mesma.

A grandeza da sua obra faz com que muitos se inibam de avançar já como alternativa, e o único que o fez não parece recolher grandes apoios. Vítor Baía é uma figura lendária da casa, mas não lhe são reconhecidos méritos empresariais e acham que é imaturo para o cargo.

O FC Porto caracterizava-se, nos últimos longos anos, por ser um clube blindado em que todas as divergências eram tratadas no balneário. Nada passava para o exterior. Agora, sinal dos tempos, muita coisa está exposta na praça pública. O definhar de Pinto da Costa faz lembrar o que se passa com um amigo seu: José Eduardo dos Santos. Em Angola, todos pressentem o fim do presidente e, em surdina, fazem cenários, mas ninguém avança. No FC Porto, a história é muito semelhante. Já cheira ao fim de uma era, mas estão todos à espera que o poder caia de maduro. Afinal, quem vier a seguir sabe perfeitamente que será quase impossível igualar em tempo e vitórias o consulado de Jorge Nuno Pinto da Costa. E nem os negócios estranhos que são feitos com a agência do filho, que cobra comissões duvidosas com a venda e compra de jogadores, levam os hipotéticos candidatos a saírem da toca. Todos acham que terão a sua chance, é apenas uma questão de tempo.