João Bernardo Parreira: quando a veia do negócio está no ADN

Ainda não tinha 16 anos quando começou o seu primeiro projeto empresarial. Primeiro apostou num site de notícias, mais tarde foi a vez de criar uma plataforma online exclusivamente dedicada a manuais escolares, a Book in Loop, uma solução que permite poupar até 80% na compra de livros. João Bernardo Parreira tem atualmente 18 anos…

Aliás, estas foram as regras estipuladas por quem se dedica a 100% neste projeto, já que o jovem estudante conta com mais dois sócios. “Trabalhar e estudar não é uma novidade”, confessa.

João já conhecia Manuel Barata de Tovar – três anos mais velho – e, quando ainda frequentava o secundário e foi confrontado com o problema dos gastos excessivos em relação à compra de manuais escolares, surgiu-lhe a ideia de criar uma plataforma com o objetivo de combater desperdícios. Até ser apresentada foi um pulinho, estávamos em outubro de 2014. Os dois empreendedores, então já sócios, apresentaram a Book in Loop num concurso de start-ups no Instituto Pedro Nunes – criado pela Universidade de Coimbra para promover o empreendedorismo inovador, a ciência e a tecnologia. Foi aqui que conheceram Pedro Moura, um dos oradores. Pedro Moura gostou do projeto e, apesar de só mais tarde se ter tornado o terceiro sócio, começaram logo a trabalhar juntos. A grande diferença de idades – Pedro já tem 37 anos e uma bagagem maior em termos de experiência – é elogiada pelo mais jovem dos sócios. “A mistura de idades é bastante saudável. A nossa irreverência um pouco mais jovem é balanceada com a experiência do Pedro.”

Em termos pessoais, João Bernardo Parreira garante que se sente completamente realizado porque “cresceu imenso” e, por isso, diz que “o saldo é infinitamente positivo”. Em termos do projeto garante que a Book in Loop “já está em condições de oferecer um serviço que as famílias portuguesas realmente precisam de uma forma profissional e confortável”. 

Sucesso do projeto

Mas como funciona afinal a Book inLoop? Recebe manuais escolares usados, submete-os a um controlo de qualidade e, caso estejam utilizáveis, coloca-os à venda por menos 60% do preço dos manuais novos. As famílias podem aceder ao site, identificar o estabelecimento de ensino e o ano escolar dos filhos e encomendam os livros, que poderão igualmente ser recolhidos num ponto ou entregues ao domicílio.

Há duas formas de poupar: comprando e vendendo. Ao comprar, os manuais usados são vendidos a menos 60% do preço de novos. Ao vender, recebe até 20% do preço original do livro em função das vendas, pois metade do valor da venda é equitativamente distribuído por todas as famílias que tenham entregue um manual com o mesmo ISBN (número padrão internacional de livro). Feitas as contas, se dez famílias entregarem um determinado livro igual que seja vendido na plataforma a dez euros, cada família receberá 50 cêntimos cada vez que um destes livros for vendido. Mas se for vendido todo o stock deste manual, quem o entregou receberá o valor total (os cinco euros).

Esse valor ficará em conta corrente, podendo ser usado na Book in Loop ou resgatado pelo cliente. Isto significa que, uma família que gaste 215 euros por ano, pode poupar 129 euros ao comprar os livros neste projeto e pode ainda reaver 20% do que gastou nos manuais do ano anterior se decidir entregá-los, um valor na ordem dos 40 euros. Ou seja, ao fazer o loop completo de compra e venda, uma família poderá poupar até 80%.  Neste momento há 1600 famílias interessadas e a Book in Loop já conta com um stock de seis mil livros, mas João acredita que este número ainda irá aumentar até terminar este ano letivo.

Como foi pensado por jovens que passaram por esta realidade na primeira pessoa, o projeto pretende trazer o princípio da economia partilhada ao setor dos manuais escolares. Quase em vésperas do final de mais um ano letivo e altura em que se começa a pensar no ano seguinte, João garante que está tudo a postos para esta lufa-lufa própria da época. “Não vai haver férias de verão”. Um esforço necessário para que, antes do início do ano letivo, os manuais estejam à venda na plataforma.