Harmony of the Seas. Bem-vindo a bordo do maior cruzeiro do mundo

Harmony of the Seas é a nova coqueluche da Royal Caribbean International. Mas esta não é uma coqueluche qualquer: trata-se do maior navio de cruzeiro do mundo, com 362 metros de comprimento, um valor equivalente a quase quatro campos de futebol, e 70 metros de altura, o que corresponde a um prédio com 16 andares.…

Mas não é só por estes valores que este colosso se destaca. Lá dentro é possível encontrar uma verdadeira cidade flutuante: sete “bairros”, 20 restaurantes, um bar onde os empregados são robôs, um parque aquático e até um jacuzzi suspenso com vista para os oceanos que forem navegados. Mais, há salas de espetáculos com capacidade para 1400 lugares, onde serão exibidos musicais da Broadway – o primeiro a ser apresentado é o “Grease” -, jardins com 12 mil espécies diferentes de plantas, ringues de patinagem, lojas, cafés, spa, solário, um anfiteatro com uma piscina gigante onde atuam nadadores e acrobatas profissionais. E até paredes de escalada, simuladores de surf e um campo de basquetebol de tamanho real. Atributos que permitem que a companhia apresente este Harmony como o navio com “as melhores características do mundo”. Aliás, o segredo está mesmo aí. Como este é o terceiro da série Oasis, da qual fazem parte o Allure of the Seas e o Oasis of the Seas, a ideia da proprietária do navio ao construir o Harmony of the Seas foi juntar o melhor dos outros dois navios e, ainda assim, superá-los.

Mas este luxo não ficava completo se não existisse uma verdadeira aposta na restauração, aposta essa que conta com a presença de alguns dos grandes nomes da gastronomia internacional. É o caso do restaurante do chefe Jamie Oliver, o Jamie”s Italian, e de espaços como o Johnny Rockets, com hambúrgueres e batatas fritas bem ao estilo americano.

Também as crianças não ficaram esquecidas. Aos mais novos é dada a hipótese de se cruzarem a todo o momento com personagens da Dreamworks, como o Shrek ou o Kung Fu Panda. E está ainda disponível uma sala de cinema 3D, experiências de marionetas com produtores reconhecidos internacionalmente e o parque Splashaway Bay, onde podem divertir-se nos canhões de água e escorregas.

Devido à sua dimensão, assim que embarcam, os passageiros vão receber pulseiras com GPS para que não se percam dentro do navio. Estas pulseiras, com a tecnologia RFID incorporada, vão permitir aos passageiros entrar nos seus camarotes mas também fazer compras, reservas nos restaurantes ou nos mais variados serviços enquanto estão a bordo. Ao mesmo tempo, é prometida a internet mais rápida alguma vez disponibilizada no mar.

Mas nem tudo são vantagens. Assim que o Harmony of the Seas fez a sua viagem de teste – em maio, entre Saint-Nazaire, em França, e Southampton, no Reino Unido – não faltaram vozes críticas em relação ao rasto de poluição que este gigante deixa atrás de si. De acordo com a proprietária do navio, os três motores de 16 cilindros – com a altura de quatro andares -, consomem 1.377 galões (5.212.5 litros) de fuel por hora, ou seja 96.000 galões (363.399,5 litros) por dia. Isto de um combustível altamente poluente. Feitas as contas, vários analistas de poluição marítima, em Bruxelas e na Alemanha, citados pelo “The Guardian”, dizem que um navio daquela dimensão deve queimar, pelo menos, 150 toneladas de fuel por dia e emitir mais enxofre que alguns milhões de carros, mais dióxido de azoto que todo o tráfego de uma cidade de tamanho médio e mais partículas que milhares de autocarros de Londres. Ou seja, um navio destes emite tanto CO2 como 83.678 carros, tanto dióxido de azoto como 421.153 automóveis, tantas partículas como um milhão de veículos e tanto dióxido de enxofre como 376 milhões de carros.

“A poluição dos navios em todo o mundo é responsável por cerca de 50 mil mortes prematuras só na Europa e tem um custo para a sociedade de mais de 58 mil milhões de euros”, alertam os analistas.

Ainda assim, a temporada oficial começa em Barcelona, já no próximo dia 7 de junho, e terminará em Fort Lauderdale, em novembro, altura em que o Harmony of the Seas irá fazer cruzeiros nas Caraíbas. Estas primeiras viagens vão ter uma duração de cinco a sete noites, nas águas do Mediterrâneo, realizando itinerários nos portos mais importantes da Europa, e visitando lugares como Palma de Maiorca, Provença, Florença, Pisa, Roma e Nápoles. Os turistas portugueses poderão embarcar nesta viagem de luxo, mas para isso terão de se deslocar ao porto de Barcelona. E também terão de estar dispostos a abrir as carteiras. É que para uma viagem pelo Mediterrâneo Ocidental, o camarote mais barato no mês de junho é no interior e custa 949 euros. Mas se a escolha recair numa suite então aí o preço já ultrapassa os 4700 euros.