Vital Moreira: “Não consigo compreender o aumento em quase um terço do número de administradores da CGD”

Vital Moreira, ao contrário do PS, é favorável á intenção do PSD de avançar com uma comissão parlamentar de inquérito à Caixa.

O ex-deputado do PS Vital Moreira critica o aumento do número de administradores da Caixa Geral de Depósitos. “Não consigo compreender o aumento em quase um terço do número de administradores da Caixa Geral de Depósitos (de 14 para 19 membros)”, escreve, no blogue Causa Nossa, o constitucionalista. 

“É certo que os bancos privados têm “boards” ainda maiores, mas aí a razão está na existência de vários acionistas de referência, que têm de estar representados no conselho; no caso da Caixa só há um acionista”, explica Vital Moreira, acrescentando “bastaria que o conselho tivesse 15 membros para cumprir a regra da maioria de não executivos”.

Vital Moreira, ao contrário do PS, é favorável á intenção do PSD de avançar com uma comissão parlamentar de inquérito à Caixa. Não percebo a oposição ao inquérito parlamentar (…) Invocar a "instabilidade" que o inquérito criaria à instituição é pôr as coisas de pernas para o ar. O que causa nervosismo público e instabilidade na instituição é não se perceber como é que se chegou aqui e quem foram os responsáveis”, argumenta.