Trump pede à Rússia para encontrar emails de Hillary Clinton

O candidato republicano às presidenciais de novembro nos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à Rússia para ajudar a encontrar emails que correram num servidor utilizado por Hillary Clinton, sua atual adversária na corrida à Casa Branca, quando ainda exercia as funções de secretária de Estado na administração Obama.

Trump referia-se ao pacote de emails que Clinton não entregou às autoridades que investigaram o uso que fez de um servidor para os seus correios electrónicos enquanto secretária de Estado , alegando a então governante que continham informação estritamente pessoal.

"Rússia, se estás a ouvir, espero que possas encontrar os emails que estão desaparecidos", ironizou o candidato.

O pedido Trump surgiu depois de um novo escândalo informático divulgado pelo wikilieaks e que envolve dirigentes do partido democrata e os nomes dos então candidatos à nomeação Bernie Sanders e Hillary Clinton.

Na passada sexta-feira, a três dias da abertura da convenção que nomeou Hillary como candidata do Partido Democrata às presidenciais, o wikileaks divulgou 20 mil emails de sete membros do Comité Nacional Democrata trocados entre janeiro de 2015 e maio deste ano.

A administração Obama acusa Moscovo de estar por trás deste ataque cibernético ao Partido Democrata, mas a Rússia já desmentiu.