Saiba como proteger o seu dinheiro enquanto viaja

Quando fazemos as malas e vamos viajar, o objetivo principal é aproveitar a deslocação ao máximo. Mas há cuidados a ter. De acordo com a Go Banking Rates, empresa de serviços financeiros, há truques que devem ser tidos em conta na hora de proteger a sua carteira. “O que não falta é casos de pessoas…

Avisar o banco

Segundo esta consultora, os bancos estão preparados com sistemas para monitorizar muitos dos sofisticados esquemas de fraude. Avisar a instituição bancária onde tem conta de que vai fazer uma viagem deve ser um dos primeiros passos. A empresa de serviços financeiros recomenda ainda que deixe o contacto para que possa ser informado caso exista alguma suspeita de fraude associada à sua conta bancária. “É importante que o banco saiba onde vai estar. Assim é mais fácil perceber que algo está mal, se a conta for usada num outro sítio”, explica.

‘Limpar’ a carteira

Uma outra precaução que deve tomar é a de levar apenas os cartões e documentos dos quais precisa mesmo.

Evite levar cartões que não vai usar durante a viagem e que, em caso de roubo, poderão trazer-lhe uma verdadeira dor de cabeça. “Há cartões que têm demasiada informação pessoal que não são necessários nas viagens e que podem trazer problemas caso alguém seja vítima de um roubo, por exemplo”.

Cópias dos documentos

Katelyn O’Shaughnessy, CEO da aplicação de viagens TripScope, explica que tirar e ficar com uma cópia dos documentos mais importantes – como o passaporte e carta de condução, por exemplo – é muito importante. Deve deixá-los com um amigo ou familiar que não vá fazer a viagem. De acordo com Katelyn, esta é uma forma de prevenir muitas situações que podem trazer graves dores de cabeça: “Assim, caso, perca estes documentos, tem esta forma de rápida de obter determinados dados”.

Reparta o dinheiro

Se pretende levar dinheiro consigo para a viagem, uma das coisas que deve ter em conta é que não deve viajar com o dinheiro guardado em apenas um sítio. De acordo com a GO Banking Rates, o ideal é que guarde parte do dinheiro na carteira ou bolso, mas que nem todo o dinheiro seja guardado assim. Pode optar por deixar parte num cofre do quarto de hotel, por exemplo.

Tenha cuidado com os levantamentos de dinheiro

Se precisar de levantar dinheiro durante a viagem, tenha atenção aos sítios que escolhe para fazer a operação. O ideal é que procure caixas ATM que fiquem dentro de bancos ou centro comerciais e não no meio da rua.

Tenha ainda em atenção quando chegar a hora de trocar a moeda, se for caso disso. Por exemplo, há zonas onde as casas de câmbio cobram comissões mais elevadas. Tenha em atenção as várias possibilidades.

Não use débito

Se usar o cartão fora do país, escolha usá-lo a crédito. Jason Glassberg, da Casaba Security, explica que os cartões de crédito são muito mais seguros porque estão protegidos por muito mais disposições legais do que os de débito. “Se usar o de débito e alguém conseguir aceder aos dados, o dinheiro da sua conta pode ser imediatamente levantado.

E mesmo que informe o banco, pode correr o risco de não ver a situação resolvida logo”, explica Jason, acrescentando: “Mesmo que o acesso à conta seja bloqueado, durante um tempo o titular do cartão também não vai ter acesso ao dinheiro”.

Peça alertas

Perceba junto da instituição bancária onde tem conta se é possível receber alertas com chamadas de atenção para possíveis operações fraudulentas. A consultora explica que existem bancos que emitem alertas para os clientes que viajam, em que se dá conta das operações que envolvem valores acima de determinado montante.

Ter acesso a este tipo de informação permite-lhe ter umas férias mais descansadas e minimiza o risco de lhe acederem à conta sem que dê por isso.

Atenção ao Wi-Fi

Tenha especial atenção no uso de redes Wi-Fi públicas. Pode ser uma forma de colocar em risco dados pessoais e financeiros muito importantes sem que dê logo por isso. De acordo com Jason Glassberg, até as redes que estão disponíveis nos hotéis podem ser um risco: “Há hackers que conseguem aceder a estas ligações e intercetar a informação que está a ser transmitida”. Também deve ter em atenção que as aplicações que dão acesso às contas bancárias devem ser reforçadas com passwords mais fortes.