Canon revela a EOS 5D MARK IV, a máquina eterna

Uma boa foto depende de fatos, momentos, da capacidade para observar  e reconhecer o timming certo para disparar, mas a qualidade é inerente à máquina. 

Podemos ter o ‘mundo’, mas temos de ter a máquina. E há muitas, mas poucas gozam do estatuto da 5D. Sim, esta sigla é reconhecida pela polivalência e qualidade, pelos palcos que já percorreu e pelas imagens eternas que guardou.

A Canon pretende continuar essa senda e para isso mostra a nova versão, a EOS 5D Mark IV. O novo membro da família 5D é uma evolução concebida para utilizadores, fotógrafos que prezam unicamente o pormenor, qualidade na hora de guardar um pedaço de história. E no desenvolvimento teve em conta o feedback dos utilizadores. Sim, esta nova  câmara foi desenvolvida com base no feedback direto da comunidade de fotógrafos com vista a criar o modelo EOS mais versátil existente.

O resultado é um formato ergonómico, apelativo às restantes 5D, numa lida de magnésio revestido a borracha que lhe permite ‘enfrentar’ as mais diversas situações, ou elementos atmosféricos, pó e água. Até a disposição dos comandos é familiar, com o  botão (com tranca) para escolher modos, visor pentaprismático com 100% de cobertura e ampliação de 0,71x, o pequeno ecrã no topo com informações de ISO, balanço de brancos ou aberturas, e todos os controlos para esses mesmo ajustes. Mesmo o LCD traseiro, que continua fixo, mas cresce para os 1.6 milhões de pontos de resolução e agora é táctil. Mas tudo lembra a antecessora. Então o que muda?

O desempenho! Está dotada com o mais recente hardware e tecnologia da marca, um novo conjunto formado pelo processador Digic 6+ e o novo sensor, do tipo CMOS, com 30,4 megapíxeis. Este sensor, que trabalha com uma ampla latitude de exposição e é capaz de uma velocidade de disparo a sete fotogramas por segundo, acrescenta tecnologia Dual Pixel. Ou seja,  cada um dos seus 30 milhões de pixéis é composto por dois fotodíodos, que posteriormente podem ser utilizados juntos ou individualmente.

Esta tecnologia permite a criação de ficheiros Dual Pixel RAW, ou simplificando, duas imagens fotografadas de dois pontos de vista ligeiramente diferentes que posteriormente podem ser editadas. Quando processados, com software Digital Photo Professional, permitem aos fotógrafos escolher o foco, nitidez ou ajuste das altas-luzes.

Este sensor parece infindável em características, pelo que salientamos a sensibilidade ISO que varia entre os 100-32,000, passível de expandir entre os 50-102,400, ou os 61 pontos de foco, 41 dos quais do tipo cruzado.

O sistema de fotometria também foi totalmente renovado, e apresenta 150,000 pixéis RGB com auxiliar IR para detectar e compensar o cintilar de luzes artificiais.

No vídeo a Canon dá também um ‘novo passo’ e alarga o potencial desta EOS 5D Mark IV. Pela primeira vez numa Full Frame da marca, concilia o foco contínuo por detecção de fases em vídeo e fotografia em modo Live View. É por isso uma câmara verdadeiramente versátil, capaz de vídeo DCI 4K (4096 x 2160) a 30/25/24 fps e com capacidade para extrair imagens JPEG a 8.8 MP de vídeos em 4K. Isto torna-a num elemento de trabalho versátil, com fácil transição entre vídeo e fotografia.

E por fim a conectividade. A Canon dotou esta EOS 5D Mark IV com GPS, num novo módulo de Wi-Fi interno, NFC e uma porta USB 3.0. São alternativas e funcionalidades. Permitem controlo por dispositivos móveis ou computadores, e elevadas velocidades de transferência dos ficheiros.

A par deste lançamento, a marca acrescentou duas soluções de lentes para esta câmara ( e ao portfólio): a EF 24-105mm, uma objetiva flexível com abertura de f/4  para fotógrafos que não prescindem da nitidez em todo o alcance do zoom, a par da resistência. E a f/4L IS II USM e EF 16-35mm f/2.8L III USM, que é exímia para trabalhar em espaços reduzidos ou detalhes, e com uma abertura máxima f/2.8, em zonas de baixa luminosidade.

A chegada ao nosso mercado da EOS 5D Mark IV está prevista para o mês de Setembro.