Liga dos Campeões: leões são quem tem vida mais difícil

O FC Porto está inserido no grupo mais acessível; Benfica tem boas hipóteses de seguir em frente; Sporting vai defrontar Real Madrid e Dortmund.

O sorteio assim o ditou. O futuro das equipas portuguesas, que voltam a ser três – pela quinta vez -, na Liga dos Campeões foi revelado esta quinta-feira, no Mónaco.

O FC Porto é o que tem mais motivos para sorrir. Embora a equipa de Nuno Espírito Santo seja a única do grupo que não detém o título de campeão nacional, os adversários parecem estra ao seu alcance. Pela frente, os ‘dragões’ vão encontrar o Leicester, estreante nestas andanças, apesar de ser o cabeça de série do grupo G. O clube belga Brugge e o Copenhaga – que precisou de três pré-eliminatórias para entrar na competição, fecham as contas do grupo do FC Porto.

O clube do Dragão já tem o calendário definido e a entrada na prova fica marcada pela receção, em casa, aos nórdicos a 14 de Setembro. O FC Porto parece, pois, reunir todas as condições para seguir em frente na fase de grupos. No grupo B está o Benfica, campeão nacional em título. Os encarnados terão de defrontar o Nápoles (Itália), o Dínamo de Kiev (Ucrânia) e os turcos do Besiktas, num grupo que se prevê equilibrado.

O regresso de Talisca O avançado brasileiro regressa à Luz mais depressa do que se pensava. Cedido, a título de empréstimo ao Besiktas, vai defrontar o clube que deixou há dias no primeiro encontro, agendado para 13 de Setembro. A equipa do Besiktas conta ainda com Ricardo Quaresma.

Em comentário ao sorteio, o antigo jogador do Nápoles Giuseppe Bruscolotti declarou: “O Benfica é, seguramente, um adversário difícil, talvez o mais complicado do grupo”.

Entre as equipas portuguesas, o Sporting é sem sombra de dúvidas a equipa com a vida mais complicada na competição. No grupo F o Real Madrid, campeão da última edição, e segundo classificado do campeonato espanhol, é o adversário mais temido. Ronaldo piscou o olho ao saber que vai regressar a Alvalade, e o Sporting já reagiu. “Até já, Cristiano. Serás sempre bem-vindo a casa”. Antes de Ronaldo voltar a pisar o relvado de Alvalade, os leões deslocam-se ao Bernabéu na primeira partida a contar para a fase de grupos, no dia 14 de setembro. O último encontro entre os dois clubes foi na época 2000/2001, no grupo A da mesma competição. Depois de um empate em Alvalade, a duas bolas, os merengues venceram por 4-0 em Madrid. Mas há outro adversário de peso além do clube espanhol. A equipa orientada por Jorge Jesus vai também medir forças com o Borussia Dortmund, segundo classificado da Bundesliga, com quem nunca se cruzou. A única certeza do jogo é o encontro com mais um português, a jogar na equipa alemã. Raphael Guerreiro – a principal aquisição do clube, anunciada durante o campeonato da Europa. O Légia de Varsóvia deverá ser a equipa mais acessível que os leões encontram. O último jogo entre o clube polaco e a equipa portuguesa foi a contar para a Liga Europa, num duelo que acabou com a vitória leonina por 1-0 em Alvalade, depois de um empate, a duas bolas, na Polónia.

Numa Liga multimilionária marcada pelos regressos, também Guardiola vai voltar ‘a casa’. O técnico do Manchester City encontrou o Barcelona no grupo C. Guardiola, que já venceu por duas vezes a competição como treinador do Barcelona, regressa a Camp Nou, ainda na fase de grupos, depois de já ter enfrentado a equipa catalã aos comandos do Bayern Munique, há duas temporadas, onde sofreu uma derrota por 5-3.