E o melhor jogador da Europa é… Cristiano Ronaldo

Gareth Bale, Antoine Griezmann ou Cristiano Ronaldo? Sem surpresas, o português foi considerado o Melhor Jogador da Europa.

“Recordar é viver” e foi com as imagens da última edição da Liga dos Campeões que arrancou a cerimónia do sorteio da competição. Ainda antes de ficarmos a conhecer o destino do Benfica, Sporting e Porto na Liga dos Campeões, desfizeram-se as dúvidas sobre o Melhor Jogador da Europa na época passada. No masculino e no feminino. Para quem iria o troféu de Melhor Jogador da Europa? A dúvida estava entre os companheiros de equipa do Real Madrid – Cristiano Ronaldo e Gareth Bale – e o jogador francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid.

Dois dias antes, em entrevista à UEFA, Ronaldo considerava que esta fora “a melhor temporada” da sua carreira, tendo levantado o troféu da Liga dos Campeões – o 11.º da história do clube madrileno. Para o português a conquista do troféu de Melhor Jogador significaria “muito”, mas ressalvou que o mais importante é “ganhar prémios com a equipa.”

A época de Gareth Bale ficou também marcada pela vitória do Real Madrid na Liga dos Campeões. Mas na seleção, o jogador galês ficou pelas meias-finais com a ‘seleção surpresa’ do Euro2016 – como foi muitas vezes apelidada – depois da derrota em frente à seleção de Ronaldo.

Griezmann, considerado o ‘outsider’, fecha o lote dos três candidatos. Depois de uma época impressionante, o francês luso-descendente foi considerado o melhor jogador do campeonato da Europa, competição da qual saiu vice-campeão pela seleção francesa. Foi também diante de Cristiano Ronaldo e do segundo nomeado Gareth Bale, que voltou a conhecer o sabor do 2.º lugar, desta vez, na Champions ao perder frente aos merengues num derby madrileno.

O troféu – como já era esperado – foi parar às mãos de Cristiano Ronaldo, pela segunda vez, depois de ter ganho na época de 2014, sob o aplauso dos restantes nomeados.

“Desculpa, Griezmann” Ronaldo declarou-se muito feliz por ter sido o eleito, mas aproveitou a oportunidade para elogiar os seus dois concorrentes. Ainda em palco, referiu que se tratam de “dois jogadores incríveis” que tiveram “um ano fantástico”. O pedido de desculpas a Griezmann veio logo a seguir pela conquista das duas finais.

O prémio atribuído ao internacional português resulta de uma votação feita por jornalistas das 55 federações pertencentes à UEFA.

No plano feminino, Ada Hegerberg, futebolista norueguesa de 21 anos, foi considerada a melhor jogadora a atuar na Europa. Com um registo de 33 golos na liga francesa e de melhor marcadora na Liga dos Campeões, conquistou o troféu.