Manias que a ciência explica. Tirem-me este pacote de batatas da frente

Os mais sensatos dirão que é uma questão de autocontrolo: batatas fritas  e fast-food são para comer com conta, peso e medida e “é só fechar a boca”. 

Uma investigação do Imperial College London concluiu que não é bem assim e que parece haver uma explicação genética para o desejo insaciável de alguns por alimentos altamente calóricos.

O estudo divulgado no ano passado envolveu apenas 45 participantes mas a equipa considera que teve resultados significativos. A investigação consistiu em pedir às cobaia para avaliar o grau de atração de imagens de alimentos mais e menos calóricos enquanto eram submetidas a ressonâncias magnéticas funcionais ao cérebro, que permitem perceber as regiões estão mais ativas em cada momento.

Os investigadores descobriram que os participantes que tinham uma variante do gene FTO, ligado à predisposição para a obesidade, davam as notas mais elevadas aos produtos mais nocivos para a saúde e tinham reações mais exacerbadas em duas regiões cerebrais, uma das quais o córtex orbitofrontal, onde é processada a compensação perante estímulos como sabor.

{relacionados}