Tráfego de internet em roaming mais do que duplicou

No 2º trimestre de 2016, o tráfego dos portugueses em redes de operadores no estrangeiro registou valores máximos, segundo dados divulgados pela Anacom

O número de minutos de voz em “roaming out” aumentou 18,5% em relação ao trimestre homólogo. Quem o diz é a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) que revela igualmente que o acesso à internet, além da subida no número de sessões (mais 8,8%), registou um crescimento de 138,2% no volume em GB.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o tráfego de “roaming in” aumentou 14,7%, 21,1% e 13% em chamadas, minutos e mensagens, respetivamente. Registaram-se igualmente aumentos significativos do tráfego de internet (mais 166,7% no número sessões e mais 141,7% no tráfego em GB).

No 2º trimestre deste ano, o número de cartões SIM atingiu os 16,9 milhões, sendo que 12,7 milhões foram efetivamente utilizados. Já os utilizadores de serviços de banda larga móvel (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.) ascenderam aos 5,8 milhões (mais 1,8% face ao trimestre anterior e mais 2,1% em termos homólogos).

A MEO continua a liderar a lista de prestadores com 44,1% dos cartões SIM ativos, seguida da Vodafone com 32%. A NOS foi, no entanto, e apesar de registar 22,4%, o prestador com maior crescimento, aumentando a sua quota em 0,6%.

O volume de receitas acumuladas dos serviços a clientes ascendeu, no final de junho, a cerca de 678 milhões de euros, registando assim uma diminuição de 7,6% em comparação ao período homólogo, perfazendo uma média por assinante médio de 8,9 euros.