Gasóleo sobe já a partir desta segunda-feira mas gasolina não vai mexer

Este é o primeiro aumento desde o final do mês de agosto. Preço deverá subir cerca de um cêntimo por litro

O preço do gasóleo vai subir nos postos de abastecimento portugueses já a partir desta segunda-feira. Este é o primeiro agravamento nos preços desde o final de agosto. No entanto, no caso da gasolina os preços deverão manter-se inalterados.

A subida deverá ser de um cêntimo por litro de gasóleo. De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o combustível simples estava a ser vendido a um preço médio de 1,136 euros. Agora passará para os 1,146 euros.

Já a gasolina deverá ficar como estava, uma vez que a cotação do barril de petróleo ficou praticamente inalterada na semana passada. O litro da gasolina tem estado a ser vendido a um preço médio de 1,375 euros.

Aumentos em 2017 O preço dos combustíveis vai aumentar no próximo ano, mesmo que não exista um aumento dos impostos indiretos. Este aumento vai acontecer em consequência da subida de percentagem de biocombustíveis incorporada. Ou seja, mesmo que o ministro das Finanças não opte pelo aumentar o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), os preços deverão refletir esta subida de percentagem. 

De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido, os portugueses devem preparar-se para um “agravamento de entre 1,5 a 2 cêntimos no preço do litro do gasóleo”.
Em Portugal, os biocombustíveis têm um peso que ronda os cinco cêntimos (com IVA) no preço do gasóleo, enquanto em Espanha esse valor é de três cêntimos.

Portugal continua mais caro A verdade é que a carga fiscal sobre os produtos petrolíferos continua a penalizar a gasolina e o gasóleo que é vendido nos postos de abastecimento em Portugal. Após a carga fiscal que é aplicada, os combustíveis passam a ser dos mais caros da Europa.

No caso da gasolina, Portugal está dentro da média europeia no que respeita aos preços antes dos impostos, com o preço a rondar os 0,452 euros por litro. No entanto, depois de aplicados os impostos, a gasolina em Portugal passa a ser a sexta mais cara da União Europeia: o preço médio é de 1,382 euros por litro.

Já no caso do gasóleo, segundo os dados da Comissão Europeia, Portugal mantém-se dentro da média da Europa antes dos impostos (0,477 euros por litro). No entanto, com o ISP, o custo médio passa a ser de 1,147 euros, o nono valor mais alto da União Europeia.

Consumo dispara em agosto O consumo mensal de combustíveis em Portugal aumentou 8,6% em agosto, face ao período homólogo do ano passado.

Os dados são da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) e mostram ainda que o consumo de gasolina durante o mês passado foi de 109 887 toneladas, o que representa um acréscimo de 10,1% face a 2015. Já o gasóleo foi de 437 485 toneladas, mais 8,2% do que no mês homólogo. 

Já no mês de julho, o consumo em Portugal tinha aumentado. Só no mês em questão, a procura de combustíveis deu um salto de 4,4%, muito impulsionado pela gasolina cujo consumo disparou 5,5%, contrariando a tendência de queda de vários anos.

Esta evolução no consumo coincidiu com o início do período de férias dos portugueses. No entanto, a trajetória ascendente verificada no consumo de combustíveis já vinha a registar-se desde 2015, ano em que cresceu 2,2%.
De acordo com os dados do ENMC, o crescimento da procura no ano passado verificou-se principalmente no gasóleo.

O consumo subiu 2,7% face a 2014, já o mercado da gasolina avançou 0,3%.

No entanto, no ano de 2015 o mercado nacional registou comportamentos muito distintos nos preços dos combustíveis. O preço médio de venda ao público do gasóleo desceu 6,2% entre janeiro e dezembro (cerca de 7,1 cêntimos o litro), enquanto no caso da gasolina foi registado um aumento de cerca de 1% (1,3 cêntimos por litro).