Sabe o que acontece ao nosso corpo quando nos ‘partem o coração’?

Vivemos a relação amorosa idílica. Tudo é perfeito. Mas, de um momento para o outro, ele ou ela deixa-nos por outra pessoa e ‘parte-nos o coração’.

A verdade é que este acontecimento não nos afeta apenas psicologicamente. De acordo com o site da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, o nosso corpo também sofre com as mudanças.

Especialistas das Universidades de Los Angeles, Toronto e Kentucky explicaram de que forma o nosso organismo se altera perante uma situação destas.

1. Nos momentos a seguir à rejeição, o ritmo cardíaco desce bastante.

2. Assim que nos apercebemos do que se está a passar, surge o momento de stress (‘Será que a culpa foi minha? O que é que eu fiz?’). Este pode dar cabo do sistema nervoso simpático, o que leva ao aumento dos níveis de cortisol e de inflamações. O sono, a digestão e o sistema imunitário podem sofrer com estas alterações.

3. Às vezes parece que sentimos uma dor física. Isso acontece porque as regiões do cérebro que processam a dor de uma rejeição ou perda também são responsáveis pelo processamento da dor física.

4. Deixa de pensar de raciocinar e começa a ser mais impulsivo/a do que o normal. Vários estudos mostram que uma rejeição afeta o autocontrolo e o pensamento crítico.

5. As áreas do cérebro que ‘funcionam’ quando estamos sob o efeito de estupefacientes ou quando temos o desejo de consumir uma substância viciante começam a reagir assim que temos vontade de ver uma fotografia da pessoa que nos rejeitou. No entanto, as partes do cérebro responsáveis pelo controlo de comportamentos de adaptação (os que nos fazem pensar ‘Tens de andar para a frente!’) também são acionados.

6. Nos primeiros tempos, as únicas pessoas com quem falamos são o senhor que entrega as pizzas e a farmacêutica. Quando nos começamos a sentir demasiado sós – já não falamos com amigos ou familiares há dias e dias… E até já começamos a sentir falta dos comentários absurdos ou das piadas sem graça nenhuma -, os níveis de progesterona começam a aumentar. Esta é a hormona que nos vai ajudar a ir ‘à procura’ de contacto social.

7. Meses mais tarde, mesmo que já tenha ultrapassado tudo o que aconteceu, ainda pode notar algumas alterações no organismo: uma maior queda de cabelo, por exemplo.

Para ler o artigo original, clique aqui