Futebol. Jesus não vê ninguém como Gelson em Portugal

Treinador do Sporting também vê Rúben Semedo a chegar rapidamente à Seleção nacional

A convicção é de Jorge Jesus: Gelson Martins, chamado esta quinta-feira pela primeira vez à Seleção A, tem características únicas no futebol português. "O Gelson pode trazer a Portugal aquilo que nenhum outro jogador tem neste momento no país: magia ofensiva. É muito criativo, muito rápido", realçou o técnico do Sporting, na antevisão do encontro deste sábado com o Vitória de Guimarães. Apesar dos elogios, Jesus lembrou que Gelson "ainda é um miúdo com dois anos de sénior".

Também o nome de Rúben Semedo foi apontado pelo treinador leonino como aspirante à Seleção num futuro próximo: "Ainda não está, mas não vai demorar muito tempo. É o fruto do trabalho da formação do Sporting. É uma escola que produz muitos ativos e, para o treinador que souber aproveitar e potencializar esses valores, a escolha torna-se muito mais fácil."

Antes de abordar a valia do adversário, Jorge Jesus reservou ainda uma palavra positiva para Bas Dost, o homem-golo que sucedeu a Islam Slimani no ataque do Sporting e que já soma cinco golos em cinco jogos. "Bem ou não fisicamente, teve de entrar no onze porque o Slimani saiu. Mas estamos muito contentes pelo perfil dele e não só por ter feito cinco golos. É um apaixonado pelo treino e cria um bom ambiente no balneário, tal como o Sli. Acertámos dois em um", atirou Jesus.

Perspetivando melhorias em "todas as equipas" nas próximas semanas, o treinador dos leões considerou ainda ser necessário ter "cuidados máximos" nesta deslocação a Guimarães. "Defrontas um rival com muito valor. É um estádio onde há muita paixão pelo futebol, normalmente difícil para quem lá joga. O Vitória de Guimarães está muito mais forte do que no ano passado. Dentro do castelo, que é como eles chamam ao estádio, não é fácil fazer ali um assalto. As equipas têm de ir muito bem preparadas para tirar dali pontos. O V. Guimarães é uma equipa muito forte neste momento", salientou Jesus, ainda assim confiante num bom resultado: "O Sporting está preparado para todas as dificuldades que possa encontrar, para os momentos em que possa ser apertado, que é os momentos em que temos de defender mais do que é habitual. Encaramos este jogo com todos os outros, com máximo respeito pelo adversário, mas com confiança no que somos capazes de fazer, e tendo em conta o objetivo de trazer três pontos de Guimarães e continuar na senda de vitórias."