“Se este é um preço a pagar pela geringonça, então é um preço demasiado elevado”

Vital Moreira defende que ceder ao aumento das pensões “é uma má ideia”

“Se este é um preço a pagar pela geringonça, então é um preço demasiado elevado”

O ex-eurodeputado do PS Vital Moreira defende que é uma má ideia ceder às pretensões do PCP e do BE para aumentar as pensões.

“Se este é um preço a pagar pela "geringonça", então é um preço demasiado elevado”, afirma, no seu blogue, o constitucionalista.

Vital defende que “é má a ideia de acrescentar mais umas centenas de milhões de euros à despesa pública com pensões, num país que ainda está em laborioso processo de consolidação orçamental, que já tem uma das mais elevadas faturas de pensões no orçamento e que tem insistentes recomendações internacionais para reduzir essa fatura”.

O ex-deputado socialista considera ainda tratar-se de “uma medida duplamente injusta: primeiro, não se vê razão para as pensões subirem quando os salários em geral continuam congelados; segundo, o adicional das pensões vai incidir sobre os contribuintes no ativo que, quando chegar a sua vez, não vão beneficiar das pensões que agora são chamados a financiar”.

O aumento das pensões é uma das principais reivindicações do PCP e do Bloco de Esquerda nas negociações do Orçamento do Estado para o próximo.