3º dia Portugal Masters. Anders Hansen e Mikko Korhonen assumem o comando com -18

Uma das curiosidades desta terceira volta de hoje foi Anders Hansen ter assumido o comando da prova. O dinamarquês de 46 anos poderá tornar-se este domingo no mais velho campeão do European Tour em 2016 e no mais idoso de sempre no Portugal Masters. Estranhamente, há um ano anunciou aqui mesmo, no Algarve, a sua entrada para…

3º dia Portugal Masters. Anders Hansen e Mikko Korhonen assumem o comando com -18

Anders Hansen fez o melhor resultado do dia e igualou a melhor marca da sua carreira, com 62 pancadas, 9 abaixo do Par, para ficar com um total de 195 (-18).

Nos dias anteriores, o dinamarquês entregara cartões de 67 e 66, pelo que, sem pressão, tem vindo sempre a melhorar de dia para dia.

O resultado de 195 (-18) é o mesmo do finlandês Mikko Korhonen, no seu caso com voltas de 64, 67 e 64, e iguala o recorde do torneio para 54 buracos, estabelecido no ano passado pelo campeão em título, o inglês Andy Sullivan.

Os dois líderes estão, contudo, em situações bem diferentes.

Korhonen é o 116º na Corrida para o Dubai e precisa mesmo de um grande resultado amanhã para conseguir entrar no top-100 e manter-se na primeira divisão europeia em 2017.

«Vai ser a primeira vez na minha carreira que irei jogar num último grupo (o dos líderes). Por isso, estou entusiasmado e só espero ser capaz de dormir bem», comentou o finlandês que, ainda por cima, irá jogar ao lado de dois jogadores de enorme palmarés.

Com efeito, Anders Hansen tem 3 títulos no European Tour e outro no Sunshine Tour e entre os seus troféus europeus contam-se dois do BMW PGA Championship, em Wentworth, o chamado “evento-bandeira” do European Tour.

Foi ainda 3º classificado tanto num Major como num dos World Golf Championships.

Mas o outro parceiro do grupo é ainda mais impressionante, pois trata-se do irlandês Padraig Harrington, campeão de 3 Majors e de 4 Ryder Cups. “Paddy” é o 3º classificado (66+63+67) a apenas 1 pancada dos líderes.

Ao olhar-se para o topo da classificação, a questão que se levanta é como é que Anders Hansen está a jogar se entrou para a reforma exatamente no Portugal Masters de 2015?

A explicação é simples. O European Tour permitia que o top-40 dos jogadores que mais prémios monetários tivessem embolsado nas suas carreiras pudesse jogar sempre que lhes aprouvesse (à exceção de Majors, World Golf Championships e Final Series).

O dinamarquês sabia que em qualquer altura poderia matar saudades, pois é o 26º desse ranking. Simplesmente, a norma sofreu uma adenda e essa isenção só se mantém para quem disputar um mínimo de cinco torneios por ano.

Ora Hansen tinha apenas quatro em 2016 e para manter esse privilégio viu-se forçado a competir no 10º Portugal Masters.

Em boa hora tomou essa decisão e amanhã “arrisca-se” a levar para casa um complemento de reforma de 333.330 euros!

«Hoje não tinha qualquer estratégia. O meu objetivo era só ir para o campo e dar bons shots. Isto não muda os meus planos, não vou sair da reforma, estou feliz com a minha vida, mas como mudaram a regra vim cá jogar», disse o veterano que está a competir no seu 424º torneio do European Tour, tendo concluído 1499 voltas de stroke play!