Livro de Sócrates não nasceu na prisão de Évora

Logo a seguir à publicação da obra anterior, Sócrates falou a Farinho para escrever este livro.

Livro de Sócrates não nasceu na prisão de Évora

José Sócrates garantiu que a ideia de lançar um segundo livro, provisoriamente intitulado Carisma, lhe ocorreu enquanto esteve preso em Évora, entre 2014 e 2015.

No entanto, os investigadores detetaram contactos para a elaboração da obra entre Sócrates e o catedrático de Direito Domingos Farinho ainda em 2013, no seguimento do lançamento de A Confiança no Mundo.

Os investigadores suspeitam ser Farinho o verdadeiro autor tanto do primeiro como do segundo livro assinado por Sócrates.

O problema foi que o professor queria melhorar as vantagens financeiras que auferira com o primeiro livro e não aceitou o encargo logo à primeira. E de facto acabaria por melhorar as condições, passando de 4 mil para 5 mil euros mensais, depositados numa conta da mulher.

Em maio de 2014 Farinho ainda tem a tarefa quase no início mas vai dando notícia dos seus avanços: «Tenho-me dedicado às leituras mais do que à escrita, tirei notas de livros e já tenho cinco páginas escritas». Esta última afirmação – «já tenho cinco páginas escritas» – parece provar que foi mesmo Farinho quem escreveu a obra.

 Recorde-se que, através de um esquema montado entre o suposto autor e o seu amigo Carlos Santos Silva, Sócrates comprou milhares de exemplares de A Confiança no Mundo, para que a primeira edição esgotasse até ao dia da cerimónia de lançamento, no então Museu da Eletricidade, em Lisboa, com a presença da nata socialista (como Mário Soares, António Costa e Eduardo Ferro Rodrigues), assim como do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva (prefaciador da obra) e de Eduardo Lourenço (autor do posfácio).