Jerónimo sobre BE: “Não apreciamos muito que se ponham à frente”

Em entrevista à SIC, o secretario-geral do PCP poupou Marcelo. “Não tenho que fazer reparos”

Jerónimo sobre BE: “Não apreciamos muito que se ponham à frente”

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, garantiu, em entrevista à SIC, ontem à noite, que “há um relacionamento normal” com o Bloco de Esquerda, mas deixou transparecer que algumas atitudes do partido de Catarina Martins desagradam ao PCP. “Não apreciamos muito que alguns se ponham à frente como se fossem pioneiros da iniciativa”, disse Jerónimo de Sousa.

Na entrevista, o secretário-geral do PCP voltou a elogiar o comportamento do primeiro-ministro António Costa nas negociações com os comunistas. “A franqueza existiu sempre. Tenho que registar que nunca tive posições dúplices ou alguém a tentar enganar alguém”. Jerónimo garante, no entanto, que “este é um governo minoritário do PS e “não é um governo de esquerda”, nem “é um governo de coligação”.

Não faço reparos ao PR Jerónimo foi ainda desafiado a dizer o que pensa sobre a atuação de Marcelo em Belém. “Não agrada, nem desagrada”. Ao contrário das habituais críticas feitas pelo PCP a Cavaco Silva, o secretário-geral do PCP foi benevolente com Marcelo Rebelo de Sousa e considerou que este Presidente “está a assumir os poderes e competências que a Constituição lhe atribui no seu estilo muito próprio”. E o que pensa o PCP sobre o estilo de Marcelo? “É do feitio do senhor Presidente da República. Não tenho que fazer reparos”, disse Jerónimo de Sousa, concluindo que o chefe de Estado “não abdicou do seu pensamento ideológico, nem das suas origens”.