Web Summit.’Febre’ chega a Lisboa, esgota hotéis e promete invadir restaurantes

Hotéis estão todos esgotados em Lisboa e sofreram um aumento de preço na ordem dos 70%. Restaurantes e bares garantem estar preparados para receber esta enchente e prometem “não expulsar” visitantes depois da hora de encerramento. Transportes públicos e privados estão mobilizados para o evento que já é considerado “melhor do que uma Expo ou…

Está tudo a postos para os hotéis e os restaurantes receberem as cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo que vão estar presentes na Web Summit que arranca já na próxima segunda-feira. E as perspetivas não podiam ser melhores: o setor está otimista em relação ao impacto económico deste evento e diz mesmo que este é “enorme” e “incalculável”. “É mais do que uma Expo, é mais do que um Euro. A presença da Web Summit em Lisboa tem três anos garantidos, com mais dois de direito de preferência, portanto o efeito multiplicador é imenso. Estimamos um impacto direto na ordem das centenas de milhões de euros”, afirma a  Associação de Hotelaria e Restauração (AHRESP).

E os números são simples de compreender. Os hotéis estão esgotados desde a capital até Sintra, com a taxa de ocupação para os dias da conferência de tecnologia a registar valores acima da média para a época. Por outro lado, também os preços sofreram um aumento na ordem dos 70%.  

O preço médio por quarto na semana de 7 a 10 de Novembro, os dias da Web Summit, ronda os 163 euros, revela o inquérito levado a cabo pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). No entanto, na área metropolitana de Lisboa, tanto a ocupação como os preços são ligeiramente mais baixos. Ainda assim fixam-se nos 150 euros.

“Esta vai ser uma semana positiva para a hotelaria da capital. Não é à toa que a organização falava num impacto indireto de 200 milhões de euros, algum desse valor está ligado ao turismo e à hotelaria”, admite a AHT.

 

Alternativa de alojamento

Com a maioria dos hotéis da Grande Lisboa já esgotados, muitos dos participantes optaram por recorrer ao alojamento local. Segundo o Airbnb, a plataforma líder em alugueres de curta duração, os anfitriões lisboetas vão receber cerca de 15 mil hóspedes durante a semana em que decorre uma das maiores conferências de empreendedorismo e tecnologia do mundo. No total, calcula a multinacional dos EUA, aqueles que partilham o seu espaço no site vão receber mais de 2,8 milhões de euros neste período. Grande parte dos que preferem usar a Airbnb vêm de França (2800), do Reino Unido (1800), da Alemanha (1500), dos EUA (1400), da Holanda (870) e do Brasil (860).

Segundo o último estudo de impacto económico da plataforma, 70% dos hóspedes na capital portuguesa ficarão alojados fora dos bairros históricos e, em média, vão gastar quase 40% do seu dinheiro no comércio local das zonas onde ficam alojados.

 

Bares e restaurantes preparados para a enchente

A AHRESP assegura que a restauração vai estar “muito organizada e a noite muito preparada”. A associação garante que os horários de funcionamento destes estabelecimentos não vão sofrer alterações, ainda assim, admite que já fez a recomendação aos seus associados para prolongarem a noite e não porem os clientes na rua, uma vez que, “por tradição, esta gente gosta de fazer negócios à volta da mesa e de um copo”, refere o responsável da AHRESP, acrescentando ainda que “não há alargamento de horários à noite, mas vamos alargar os serviços. Se a polícia chegar vamos pedir compreensão, porque em causa estão clientes que vêm fazer negócios, não vêm fazer despedidas de solteiro”.

 

Transportes

Também os transportes públicos estão preparados para receber os participantes deste mega evento. O Metro, a Carris e a Transtejo estão a preparar um sistema de receção aos participantes com toda a informação relativa à utilização dos transportes públicos em Lisboa. Desta forma, vão disponibilizar balcão de venda no aeroporto de Lisboa para apoiar quem chega de avião à capital. Por exemplo, o Metro criou um passe especial e vai reforçar o serviço nas principais estações de acesso aos locais referenciados pela organização da Web Summit e colocar em circulação permanente comboios de seis carruagens na linha vermelha, para o Parque das Nações, duplicando assim a sua capacidade.

O reforço também vai ser sentido nos táxis, assim como nas plataformas de transporte, como a Uber e a Cabify. Aliás, os participantes já podem optar pela nova solução de mobilidade partilhada da Uber. Trata-se da uberPOOL e permite que pessoas que se desloquem na mesma direção e, ao mesmo tempo, possam partilhar a mesma viagem, dividindo o custo. De acordo com as contas da empresa, vai ser possível poupar 25% em relação à tarifa uberx.