Esta é uma das 50 empresas mais ‘apetecíveis’ para os investidores na Web Summit

Criada em 2014, esta empresa conta atualmente com aproximadamente 100 explorações instaladas em 5 países diferentes, monitorizando 50 000 suínos e 100 000 aves

Muitas empresas deram nas vistas na Web Summit, mas a organização do evento criou uma lista das startups mais apetecíveis para os potenciais investidores – uma delas é a portuguesa FarmControl.

Esta é uma solução inovadora direcionada para a produção agropecuária – uma solução que integra a informação na cloud, utilizando software, bases de dados e browsers bem estabelecidos no mercado, bem como uma solução de hardware aberta.

O FarmControl, baseado na zootecnia de precisão, permite a monitorização e controlo das explorações em tempo-real e de forma automática, possibilitando a tomada de decisões a partir de dados objetivos e com acesso às principais variáveis e inputs das explorações. Para além disso, possibilita ainda a conexão a equipamentos instalados nas explorações de forma a permitir o processo de automação a partir de regras.

E o que consegue o FarmControl monitorizar? De acordo com as informações fornecidas pela diretora comercial do projeto, Francisca Martins, é possível controlar indicadores ambientais (temperatura, dióxido de carbono, humidade), alimentação, água e custos energéticos. “, o controlo dos vários parâmetros enunciados permite um aumento da sanidade e bem-estar animal, associado a uma melhoria da performance produtiva dos animais”, explica ao i.

Criada em 2014, esta empresa conta atualmente com aproximadamente 100 explorações instaladas em 5 países diferentes, monitorizando 50 000 suínos e 100 000 aves. Objetivos delineados para o futuro? “Crescer nacional e internacionalmente, através de parcerias e distribuidores, e melhorar sempre as opções oferecidas aos nossos clientes”, conclui a diretora comercial.

Estivemos à conversa com a FarmControl e ficámos a saber pormenorizadamente como funciona esta startup.