Rui Rio pode ser o nosso Trump

Rio é o maior populista nacional, goza de uma notável imagem de ‘homem sério’ e pode discutir com o cidadão comum enraivecido com os políticos, os jornais e o ‘sistema’ em geral taco-a-taco. Tenham medo.

Rui Rio assumiu, finalmente, que estava na estrada rumo à liderança do PSD. Uma semana depois de desmentir que andava a recolher apoios, veio admitir que será candidato a presidente do partido se a quantidade de ‘ses’ que põe como condições se verificarem. Uma das condições é muito interessante: a aceitação por parte do partido das suas ideias «disruptivas». Importa olhar para essas ideias para ninguém ir ao engano.  

Oex-presidente da Câmara do Porto já defendeu coisas como deixar o Parlamento com lugares vazios, que ‘representassem’ os votos em branco. Tendo em conta o mal-estar popular contra os deputados da Assembleia, é provável que a ideia tenha imenso sucesso junto do povo. A ideia é: com muitos votos em branco, o Parlamento fica só com 180 deputados, com poucos votos em branco, pode ir aos 230. Que isso seja um pontapé na democracia representativa tal como a conhecemos – e, vá lá, na Constituição da República – é uma coisa que não perturba Rio. É apenas uma proposta «disruptiva».  

Liberdade de imprensa é indispensável para Rui Rio, mas «as coisas tornam-se perigosas quando encaramos as coisas em nome do lucro e das vendas». «Eu não posso pensar que atropelo tudo e todos em nome da liberdade. Eu não posso permitir que os julgamentos se façam na praça pública, através dos jornais e não dos tribunais». A liberdade de imprensa, tal como a conhecemos, será alterada.

Finalmente, a separação entre o poder político e judicial. Rui Rio acha que a justiça funcionava melhor antes do 25 de abril e que hoje é «menos capaz de defender os direitos dos cidadãos». A justiça que temos não serve. Rio quer mudá-la. A separação de poderes, na cabeça de Rui Rio, é uma nave espacial.

Mas o discurso de Rui Rio pode ser tão poderoso quanto o de Grumo. Rio é o maior populista nacional, goza de uma notável imagem de ‘homem sério’ e pode discutir com o cidadão comum enraivecido com os políticos, os jornais e o ‘sistema’ em geral taco-a-taco. Tenham medo.