Modelo Helena Coelho responde a críticas sobre o seu corpo

Revista e agência dizem que nunca esteve em causa o facto de a modelo estar “gorda”. Manequim diz que tem provas de que isso não é verdade

Depois de alegadamente ter sido acusada de estar “gorda”, a manequim Helena Coelho decidiu responder à L’Agence, a sua agência, e à revista Activa, para a qual tinha sido requisitada para ser protagonista de uma produção de verão.

A modelo foi acusada de falta de profissionalismo, o que ao cancelamento da publicação da produção fotográfica e a que fosse afastada da agência de modelos. Agora, a manequim de 35 anos decidiu "avançar com vários processos judiciais",pois acredita que foi posto em causa a sua "dignidade pessoal, imagem e reputação profissional".

Helena Coelho divulgou uma troca de e-mail com a sua representante na agência, em que informava que teria de chegar atrasada por motivos familiares – tinha chegado de viagem na noite anterior, tinha o telemóvel avariado e tinha de adquirir um novo para contactar com a filha de 14 anos, que iria ficar sozinha em casa. Segundo a modelo, o recado nunca foi transmitido à equipa da produção da Activa. Mesmo assim, a sessão fotográfica avançou e a modelo teve de, segundo o comunicado emitido pela própria, trabalhar nove horas seguidas.

A manequim divulga ainda o email que lhe foi enviado pela agência após o sucedido, no qual é acusada de "reiteradamente incumprir com as obrigações profissionais, nomeadamente com a falta de pontualidade" e de não se encontrar “em condições físicas para vestir biquínis e fatos de banho”. Segundo Helena Coelho, a sua imagem nunca foi motivo de discussão durante a produção: "Durante a sessão, nunca me foi mencionado qualquer reparo à minha forma física ou feita outra nota a qualquer outro motivo suscetível de se constituir como impedimento ao trabalho."
Em comunicado, a Activa afirma que “o resultado da referida produção não cumpriu os critérios de profissionalismo e qualidade a que habituámos as nossas leitoras. No dia da sessão fotográfica a apresentadora Helena Coelho chegou com 3 horas de atraso, o que comprometeu todo o trabalho da equipa envolvida e consequentemente o produto final. Nunca a condição física foi posta em causa em todo este processo”.

A L’Agence exige agora que Helena Coelho pague os prejuízos causados: 1875,75 euros. A manequim decidiu assim que irá avançar com “diversos processos judiciais junto das diversas entidades e pessoas envolvidas” na situação.