Jogo torna-se na maior investigação sobre demência

Os investigadores obtiveram dados que demorariam 9400 anos alcançar em laboratório.

Um jogo que foi desenvolvido pela Deutsche Telekom e pela Alzheimer"s Research UK, uma associação sem fins lucrativos, tem vindo a contribuir para aquela que já é considerada a maior investigação de sempre sobre demência.

Intitulado de “Seo Quest Hero”, os utilizadores que acedem à aplicação por smartphones são convidados a viajar pelo mundo ajudando um idoso a recuperar as suas memórias entre mares e pântanos.

Durante o jogo, os dados de navegação e o sentido de orientação de cada jogador são recolhidos de forma anónima e posteriormente são combinados com os de outros jogadores, numa rede de dados.

Desde maio deste ano até ao momento mais de 2,4 milhões de pessoas descarregaram a aplicação permitindo aos investigadores recolherem dados equivalentes a 9400 anos de pesquisa laboratorial.

Segundo a BBC, os investigadores da University College London, apresentaram esta quarta-feira em San Diego, numa conferência Neuroscience, os dados recolhidos e acreditam que os resultados podem vir a ajudar a desenvolver novas formas de diagnóstico da demência.