Nintendo Classic Mini. Viva o retro gaming em 8 bits!

A consola que cabe na palma da mão, mas que guarda religiosamente 30 jogos arqueológicos. Sim, mergulhamos no lo-tech, naquele que é o acontecimento gaming do ano.

EDITORA: NINTENDO

CLASSIFICAÇÃO: *****

 

Óculos VR a ampliar o ambiente de jogo para a sala inteira, a experiência em realidade aumentada, o efeito dos jogos em 3D, dos gráficos em Full HD? Claro, o auge do gaming hi-tech. Tudo isto tem sido apanágio das muitas novidades apresentadas na Lisbon Games Week que terminou este domingo, bem como do nível a que chegaram as novidades de videojogos. Mas, hey, se calhar, uma das propostas mais aliciantes desta mostra até pode ter sido para muito boa gente a possibilidade de experimentar alguns dos títulos que fizeram a pré-histórias dos videojogos e os seus primeiros passos nas diversas consolas em exibição para teste dos mais nostálgicos.

É talvez mesmo nesta altura de euforia de novidades que apetece mergulhar na mais profunda nostalgia. Sim, aquela vivida lá por meados dos anos 80. Nas profundezas do low-tech em 8 bits, dos gráficos do tamanho de azulejos, da música minimalista. Mas também dos desafios impenitentes. Tudo isso à distância da consola ultraleve que cabe na palma da mão – a Nintendo Classic Mini, pois claro, a réplica em miniatura do famigerado sistema de jogos NES, lançado em 1985. Sim, apetece dizer que a Nintendo Classic Mini é mesmo o acontecimento gaming do ano.

O pacotinho singelo vem acompanhado por um cabo HDMI, mas que não se pense por um minuto que acrescenta algum bit de resolução, pois apenas facilita a ligação aos modernos televisores; bem como a fascinante réplica do comando original (que também pode ser usado na Wii U via Wii Remote). Se bem que a aquisição de um segundo controle permita a partilha da experiência com um segundo jogador em inúmeros jogos, como Pac-Man, Dr. Mario ou TECMO BOWL. E ainda um cabo USB que deve ser ligado a um transformador de 5v (não incluído). Pena é que o comando seja tão desnecessariamente curto, a exigir uma proximidade indesejada ao ecrã, sendo que a solução passa por afastar a consola. E, já agora, lamentado ainda a impossibilidade de usar alguns dos jogos originais ou fazer o respetivo download para posterior desfrute.

Seja como for, é incrível a possibilidade de desfrutar de uma tão vasta lista de títulos, e constatar como mantiveram a sua vitalidade ao longo de três décadas. Ultrapassada a natural fase de frenesim a saltitar entre um e outro, redescobrimos então este modo de jogo histórico que conseguiu manter atuais as mesmas personagens até aos dias de hoje. Não falamos apenas em Super Mario que disponibiliza aqui os três primeiros jogos, bem como as conversões arcade de Donkey Kong ou Pac-Man. Mas temos também Zelda e Castlevania, dois expoentes da indústria que ainda hoje mantém vincado o seu nome. Ou mesmo Kid Icarus, um dos fenómenos de culto mais acarinhados pelos fãs. Há ainda curiosidades como Excitebike ou Ice Climber capazes de nos fazer perder alguns minutos de sincero prazer e de nos permitir traçar a evolução dos géneros de corridas e plataformas.

Prepare-se então para este regresso ao passado, sorrindo diante dos gráficos esquálidos e garridos, os ousados universos side scrolling e as personagens vibrantes reinventadas dos comic books. São momentos intemporais no universo do game design que ainda nos excitam e desafiam.

Jogos pré-instalados:

01. Balloon Fight

02. Bubble Bobble

03. Castlevania

04. Castlevania Ii: Simon's Quest

05. Donkey Kong

06. Donkey Kong Jr.

07. Double Dragon Ii: The Revenge

08. Dr. Mario

09. Excitebike

10. Final Fantasy

11. Galaga

12. Ghosts'n Goblins

13. Gradius

14. Ice Climber

15. Kid Icarus

16. Kirby's Adventure

17. Mario Bros.

18. Mega Man 2

19. Metroid

20. Ninja Gaiden

21. Pac-Man

22. Punch-Out

23. Featuring Mr. Dream

24. Startropics

25. Super C

26. Super Mario Bros.

27. Super Mario Bros. 2

28. Super Mario Bros. 3

29. Tecmo Bowl

30. The Legend Of Zelda Zelda Ii: The Adventure Of Link