Mitos da comida Vegan

Descubra os mitos e saiba as três epatas para se tornar vegan

Falta de tempo

Aos legumes não é preciso tirar-se espinhas, ossos ou gorduras e são muito rápidos de preparar. Fazer, por exemplo, uma feijoada com arroz sem carne é bastante mais rápido do que fazer uma com carne.

É muito caro 
Os produtos da estação são mais baratos e os cereais integrais saciam mais.

Substituir alimentos 
A alimentação vegan não é de substituição, porque é errado pensar na proteína como sendo o centro do prato.

Três etapas para se tornar vegan

•  “Veganizar” os pratos preferidos e torná-los mais saudáveis
•  Transição para uma alimentação com mais vegetais e cada vez mais longe do binómio proteína + acompanhamento. É a fase do aumento do bem-estar e da vontade de partilhar conhecimento
•  Acontece um corte com as regras da alimentação habitual e um uso de uma variedade mais alargada de alimentos 

Receitas de um dia vegan

Papas de aveia com maçã e canela

Ingredientes: 3 chávenas de água ou 2 chávenas de água e uma chávena de leite vegetal; 1 chávena de aveia em flocos finos ou grossos; 1 colher de sopa de geleia de arroz para adoçar; 1 maçã cortada em pedaços ou ralada; uma pitada de canela.
Preparação: Num tacho, levar todos os ingredientes ao lume e deixar cozinhar em lume brando, durante 15 minutos, mexendo frequentemente.

Legumes assados de inverno

Ingredientes: 1/2 abóbora hokaido; 5 batatas com casca às rodelas; 2 batatas-doces, alho; 2 cebolas médias; 1 cenoura cortada em juliana; canela; 1 colher de sopa de vinho branco; 1 colher de chá de vinagre balsâmico; uma folha de louro; azeite; sal; pimenta; pimentão-doce; curcuma. Preparação: Lavar e cortar a abóbora e as batatas sem tirar a casca. Cortar a cabeça de alho ao meio e colocar todos os ingredientes numa taça, já com os temperos. Envolver tudo e levar ao lume num tabuleiro a 180 ºC durante 45 minutos. 

Tapioca com coco e linhaça

Ingredientes: 1 chávena de polvilho doce; 6 c. de sopa de água; sal; azeite; 2 c. de sopa de coco ralado; 1 c. de chá de geleia de arroz, linhaça e canela.
Preparação: Misturar o polvilho, a água e o sal. Esmagar o preparado até ficar uma farofa. Numa frigideira, deitar um fio de óleo ou de azeite e levar ao lume. Espalhar a tapioca pela
frigideira e deixar cozer durante dois minutos até que se transforme num crepe. Retirar para um prato, cobrir com o coco, a geleia de arroz, a linhaça e polvilhar com a canela.

Canja da minha mãe

Ingredientes: Uma cebola cortada às meias-luas; 2 cenouras em juliana; um dente de alho picado; 1 folha de louro; um fio de azeite; 3 chávenas de água; uma mão cheia de arroz branco ou integral.
Preparação: Numa panela, refogar a cebola, a cenoura e o alho com a folha de louro num pouco de azeite durante
5 minutos, até os legumes ficarem tenros. Deitar a água e o arroz e deixar cozer em lume brando durante 15 minutos se usar arroz branco, e 30 minutos para o arroz integral. 

Crumble de maçã

Ingredientes: Duas maçãs cortadas aos pedaços; 1 colher de chá de canela; uma mão--cheia de passas; uma dose de granola crua (4 chávenas de aveia, uma chávena de frutos secos, uma pitada de sal, 1/2 chávena de geleia de agave, 4 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite; 2 colheres de sopa de açúcar de coco. Tudo misturado e levado ao forno durante 30 min).
Preparação: Colocar as maçãs num pirex, misturar a canela e as passas e cobrir com a granola. Levar ao forno a 180 ºC durante 30 minutos.