Petrolíferas russas apoiam corte na produção

As petrolíferas russas apoiam a redução da produção de crude e quase um quinto da gigante estatal Rosneft será privatizada.

O ministro da energia da Rússia revelou que as empresas produtoras de petróleo do país apoiam a inciativa para reduzir a produção em linha com o acordo da OPEP. “Todas as companhias apoiam as nossas propostas para reduzir o nível de produção”, disse Alexander Novak no fim de uma reunião com as petrolíferas russas.

Depois de meses de desentendimento, na semana passada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) acordou o primeiro corte na produção -2,5 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) – em oito anos, o que levou o preço do barril acima dos 50 dólares.

Moscovo, que não faz parte do cartel, vai também reduzir a sua produção em 300 mil bpd a partir de janeiro de 2017.  

Também esta quarta-feira a Rússia finalizou um acordo para privatizar 19,5% da petrolífera estatal Rosneft. De acordo com o Kremlin o líder empresa informou o presidente Vladmir Putin “sobre o acordo final para a privatização de 19,5% das ações da maior empresa petrolífera russa”.

Segundo as autoridades russas o investimento de mais de dez mil milhões de euros são o consórcio Glencore e o fundo soberano do Catar.