Isabel Mota é a nova presidente

Isabel Mota foi eleita de forma unânime e vai  iniciar funções a 3 de maio de 2017 

Primeira mulher 
A economista e ex-secretária de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional do governo de Cavaco Silva, Isabel Mota, é a nova presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, sucedendo a Artur Santos Silva. É a primeira mulher a ocupar o cargo que chegou a ser apontado para António Guterres.  

currículo 
Com 65 anos, Isabel Mota é licenciada em Finanças, desde 1973, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, da Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente desempenha funções no Comité de Supervisão da Partex Oil and Gas (Holdings) Corporation. É, também, desde julho do ano passado, membro não executivo do conselho de administração do banco Santander-Totta. Entre 1978 e 1986, foi subdiretora-geral do Gabinete para a Cooperação Económica Externa, do Ministério das Finanças e, em 1986, foi conselheira na Representação Permanente de Portugal, em Bruxelas. De 2010 a 2016 fez ainda parte do Conselho Económico e Social (CES) e do Comité de Especialistas do Ministério do Desenvolvimento Regional.

eleição 
Isabel Mota foi eleita de forma unânime e vai  iniciar funções a 3 de maio de 2017 – data em que terminará o mandato do atual presidente, Artur Santos Silva. Este último não pode ser reconduzido uma vez que já atingiu o limite de idade para ocupar o cargo (75 anos).