Justice, Nicolas Jaar e Bon Iver no NOS Primavera Sound, no Porto

Quando muitos portugueses já começavam a ver as tarifas de voos para Barcelona, onde o cartaz da edição de 2017 do irmão espanhol deste festival tem deixado muitos a suspirar, eis que o NOS Primavera Sound avançou hoje com o seu cartaz. 

E apesar de não ter a dimensão do de Barcelona – como de resto já seria de esperar, uma vez que a escala dos dois festivais é distinta – há alguns cabeças de cartaz que seguramente agradarão ao público português. É o caso de nomes como Justice, Aphex Twin, Bon Iver, Miguel, Flying Lotus, Sampha, Sleaford Mods, Nicolas Jaar, Skepta, Metronomy, Richie Hawtin, Angel Olsen, Elza Soares, Death Grips e Run The Jewels. Ainda assim, ficam de fora nomes importantes que estarão em Barcelona, como os Arcade Fire, Frank Ocean, Grace Jones, Solange, Slayer, Van Morrison e The XX – estes últimos já confirmaram a presença no NOS Alive.

O cartaz do festival, que decorrerá de 8 a 10 de junho no Parque da Cidade, no Porto, foi esta noite, já depois das 21h. Foi por esta hora que os jornalistas receberam uma inesperada mensagem para que se ligassem ao Facebook Live do festival. Já em frente ao ecrã, começam por ver-se imagens, num direto que acabamos por perceber não ser de facto um direto, da zona envolvente do Parque da Cidade – casa do festival desde a sua primeira edição. Ao longo de cerca de 20 minutos, a câmara acompanha um jovem, sweatshirt e boné amarelo, que começa por caminhar por um parque subterrâneo rumo à praia, para encontrar no areal uma garrafa com uma mensagem onde se pode ler NOS Primavera Sound Line Up.

A partir daqui, o mesmo rapaz começa um périplo pela cidade do Porto, que inclui passagens pelo Edifício Transparente, pelo Parque da Cidade e pelo restaurante Cufra. Um passeio de autocarro leva-o até à Casa da Música, a partir de onde continua o seu passeio, através da praça Mouzinho de Albuquerque – onde decorre uma feira popular com direito a um carrossel chamado Super Dragão – e daqui para o centro da cidade.

Pelo caminho, o jovem Diogo Matos, writer dos Chei Krew – vai tirando fotografias, como que se de uma caça ao tesouro se tratasse. Depressa se percebeu que, a cada fotografia tirada, no Instagram do NOS Primavera Sound ia aparecendo a respetiva imagem e era revelado um nome do cartaz. O vídeo que começou com uma assistência tímida de cerca de 100 pessoas, somava já mais de 2500, no final.