A Guerra dos Tronos: agora mais do que nunca

Temporada vai estrear-se mais tarde do que é habitual. Eis o que já se sabe

Pouco depois de a nova temporada da série ter sido anunciada para o verão de 2017, ao invés da primavera como é habitual, a HBO tem lançado para as redes sociais partes da produção nas suas fases iniciais. Os fãs começam a especular sobre o progresso do enredo com as informações divulgadas, com expectativas que traga a coerência que a série outrora teve.

A sexta temporada, que saiu ao longo da primavera deste ano e finais do verão, com 10 episódios, deixou de seguir o conteúdo dos livros da autoria de George.R.R.Martin.

Embora tenha havido queixas sobre a qualidade da sexta temporada, esta conseguiu recuperar nos episódios finais, tendo os últimos dois um dos maiores ratings alguma vez alcançados no site da IMDB – ambos com uma pontuação de 9.9 em 10 e mais de 220,000 votos na sua totalidade. “O debate entre a interceção do poder, a família e a responsabilidade é o que faz desta uma série de renome”, escreveu Kevin Fitzpatrick, crítico da “Screencrush”, sobre a sexta temporada e, em particular, sobre o último episódio, “É exatamente esse tipo de retórica filosófica que não se esteve presente durante grande parte da série. Este último episódio mostrou que a temporada pode ter perdido a “arte da discussão”.”

Temporadas afastam-se dos livros

A sétima temporada vai seguir a mesma fórmula de conteúdos originais devido à falta de material a adaptar. No entanto, o final da série deixou várias questões em aberto e pensa-se que as divulgações da HBO serão pistas para o que está para vir.

Tudo aponta que a temporada vai mostrar o culminar de grandes mudanças nas personalidades das personagens ao longo da série. Sophie Turner já revelou que a sua personagem, Sansa Stark, terá uma dessas transformações. ”No final desta temporada [temporada 6], Sansa é capaz de exercer o seu poder. É a primeira vez que ela tem essa capacidade durante a série. É definitivamente muito mais poderosa que dantes e vai ser interessante ver como ela vai lidar com isso na próxima temporada.”

Será também a primeira temporada em que todas as personagens principais estarão reunidas em Westeros, a terra onde se desenrola a maior parte da ação da série, um dos momentos mais antecipados desde o início da saga.

Para além disso foi anunciado que em cada episódio da sétima temporada irá ser feito um investimento de cerca de um milhão de euros, o que aumentou as expectativas de que a HBO quer melhorar a qualidade da série.

Até ao momento, cinco atores já confirmaram ter o contrato renovado para a próxima temporada: Kit Harington (Jon Snow), Peter Dinklage (Tyrion), Lena Headey (Cersei), Emilia Clarke (Daenerys) e Nikolaj Coster-Waldau (Jaime).

A caminho do grande final

Prepara-se o início do fim da Guerra dos Tronos que se estava à espera – até porque a oitava temporada já foi anunciada para 2018 e é descrita como a última. “Tirámos o máximo que os nossos produtores podem dar”, disse Casey Bloys, chefe da programação televisiva da HBO, que sobre um possível spin-off da série pouco adiantou. “Neste momento estamos concentrados em terminar a série com a energia e entusiasmo que toda a gente espera. Estamos a fazê-lo ao mesmo tempo que começamos a processar outras possibilidades em fases embriónicas”, adiantou Richard Plepner, CEO da HBO.

Com o afunilamento do espaço e do tempo onde se desenrola a ação de “Guerra dos Tronos” e com um número mais reduzido de episódios, passando dos habituais dez para sete, a história poderá avançar a um ritmo mais do agrado do público – “Nós ponderamos entre setenta e setenta e cinco horas e acho que é por aí que vamos ficar”, adiantou David Benioff, um dos co-criadores da série, “Estamos a tentar contar uma história com princípio, meio e fim. Já sabemos o fim há já algum tempo e temos trabalhado para ele.”

Esta é a altura perfeita para apanhar a história pois será a partir daqui que começa a verdadeira guerra (spoiler), o ponto alto numa série que já arrecadou vários prémios, entre os quais vários Emmys e um Globo de Ouro.