As palavras (desconhecidas) que marcaram 2016

Hoje, qualquer pessoa consegue manter-se informada sobre tudo o que se passa no mundo através de um simples clique: seja para mudar de estação na rádio, para ligar a televisão ou abrir uma nova página na Internet. No entanto, o vocabulário usado pode ser difícil de entender, daí que muitos recorram a dicionários para perceberem…

JANEIRO

vetar
Suspender, proibir ato ou lei; 
usar do direito de veto

Esta palavra chegou ao top das pesquisas no Priberam quando o então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vetou o diploma que permitia a adoção de crianças por casais homossexuais. Depois do veto presidencial, houve uma nova aprovação parlamentar e uma promulgação inevitável – desde fevereiro que casais compostos por pessoas do mesmo sexo podem adotar crianças.

sicário
Assassino contratado

Jhon Jairo Velásquez, chefe dos sicários do conhecido narcotraficante colombiano Pablo Escobar, deu uma entrevista ao “Expresso”. Velásquez planeou a morte de mais de 3000 pessoas e assassinou pelo menos 300. Entregou-se em finais de 1991, rompendo uma década de lealdade para com o seu ‘patrón’, e passou 23 anos na cadeia. “Mataria a minha mãe se Escobar o tivesse pedido”, confessou. 

FEVEREIRO

misógina
Que ou aquele que revela aversão ou desprezo pelas mulheres

Em causa está a guerra entre duas estrelas da música moderna: Taylor Swift e Kanye West. Na letra de ‘Famous’, um dos temas lançados este ano pelo rapper norte-americano, pode ler-se: “Sinto que eu e Taylor poderíamos ainda fazer sexo / Porquê? Fiz daquela vadia uma famosa”. A cantora reagiu, dizendo que se tratava de uma “mensagem misógina”. Já Kanye West garante que a letra da música foi aprovada por Taylor antes de ser lançada.

marqueteiro
(Substantivo) Pessoa que trabalha em marketing 

Em fevereiro, a Operação Lava Jato chegou à sua 23.ª fase, batizada de Operação Acarajé, e o marqueteiro João Santana foi detido. Depois de ter admitido estar envolvido nos esquemas de corrupção relacionados com os desvios da Petrobras e de ter ajudado as autoridades a investigar o caso, ter pago uma fiança e ter concordado com as exigências impostas pela Justiça, acabou por ser libertado em agosto. 

MARÇO

discriminar
(Verbo transitivo) Estabelecer diferenças. Igual a destrinçar, diferenciar, discernir, distinguir; Colocar algo ou alguém de parte. Igual a separar; Tratar de modo desigual ou injusto, com base em preconceitos de alguma ordem, nomeadamente sexual, religiosa, étnica, etc. (Verbo pronominal) Afastar-se ou colocar-se à parte

No primeiro dia de março, o “Diário de Notícias” publicou uma notícia sobre o fim da diferença entre os brinquedos para rapaz e para rapariga nas refeições Happy Meal da McDonald’s. “Não há brinquedos de menino e de menina. Aquilo que se lê naqueles questionários e a prática de dividir brinquedos por sexo é uma atitude discriminatória que reforça os estereótipos de género”, disse na altura a secretária de Estado da Igualdade, Catarina Marcelino. Dias depois, o cronista João Miguel Tavares escreveu no “Público” um artigo de opinião em que pedia “Deixem o Happy Meal em paz”. Estava lançado o debate nas redes sociais.

Indefetível
Que não falha. Igual a infalível; Que não se desfaz ou não perece. Igual a perdurável

A 9 de março, o recém-eleito Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa fez o seu discurso de tomada de posse. “Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Dr. Eduardo Ferro Rodrigues. Na pessoa de Vossa Excelência, saúdo a representação legítima e plural da vontade popular expressa na Assembleia da República. E garanto a solidariedade institucional indefetível entre os dois únicos órgãos de soberania fundados no voto universal e direto de todo o Povo que somos”, disse Marcelo. Muitos portugueses acharam o uso deste vocábulo curioso e decidiram pesquisar o seu significado. 

ABRIL

bolçar
Deitar fora pela boca o que foi engolido 
ou deglutido. Igual a lançar, regurgitar, vomitar; (Figurado) Insultar

No dia 7 de abril, o então ministro da Cultura, João Soares, usou a sua página no Facebook para ameaçar o crítico Augusto M. Seabra com as “salutares bofetadas”. “Em 1999 prometi-lhe publicamente um par de bofetadas. Foi uma promessa que ainda não pude cumprir. Não me cruzei com a personagem, Augusto M. Seabra, ao longo de todos estes anos. Mas continuo a esperar ter essa sorte. Lá chegará o dia. Ele tinha, então, bolçado sobre mim umas aleivosias e calunias. Agora volta a bolçar, no “Publico”. (…) Estou a ver que tenho de o procurar, a ele e já agora ao Vasco Pulido Valente, para as salutares bofetadas. Só lhes podem fazer bem. A mim também”, escreveu. Este episódio levou Soares a pedir a demissão do cargo que ocupava.

cidadania
Qualidade de cidadão

Foi neste mês que o Bloco de Esquerda recomendou a alteração da designação do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania, uma proposta revelada pelo i. O partido considera que o nome atual do documento “não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa”. O governo mostrou-se disponível para discutir o assunto: “Estamos abertos a refletir sobre a evolução da sociedade neste tema, certos também que estaremos sempre a olhar para o futuro”, afirmou na altura o ministro-adjunto Eduardo Cabrita. Será que para o ano teremos um cartão com um novo nome? 

MAIO 

garrafais
(Adjetivo) Que tem forma de garrafa; Muito grande 
ou facilmente legível. (Substantivo) Variedade de cereja 
ou de ginja

Depois do caos político, Michel Temer, do Partido do Movimento da Democracia Brasileira (PMDB), acabou por tomar posse como presidente em exercício do Brasil, substituindo Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT) – afastada na sequência da votação no Senado. “O Estado não pode fazer tudo, são necessários empregadores e trabalhadores, ao Estado cabe saúde, educação, segurança, o resto depende da iniciativa privada, os cidadãos só terão emprego se a indústria, os comércios e os serviços caminharem bem, mas vamos manter os programas sociais, digo-o com letras garrafais, a gestão do Bolsa Família e de outros projetos devem é ser aprimorados”, disse Temer durante a cerimónia da tomada de posse.

estupro
Ato de forçar alguém a ter relações sexuais contra a sua vontade, por meio de violência ou ameaça. Igual a violação

A publicação de um vídeo nas redes sociais chocou o Brasil e o mundo. Nas imagens, uma jovem de 16 anos aparece a ser violada por um grupo de homens composto por “mais de 30” indivíduos. Foi então apresentada uma queixa de estupro coletivo no Rio de Janeiro – esta levou à detenção de quatro pessoas, após a abertura de um inquérito em que foram identificados 33 suspeitos.  

JUNHO

presidenta
Mulher que preside. Igual a presidente; (Informal)  Esposa de um presidente.

No Brasil, os comunicados oficiais deixaram de conter o termo ‘presidenta’, regressando ao género masculino da palavra. O vocábulo tinha sido instituído pelo governo federal desde o primeiro mandato de Dilma Rousseff enquanto líder do país. Aquando do seu afastamento, depois da votação do ‘impeachment’ no Senado, o cargo voltou a ser descrito com o vocábulo masculino.

contristar
Causar ou sentir tristeza; tornar(-se) triste. 
Igual a entristecer

Depois de os britânicos terem decidido, através de um referendo, abandonar a União Europeia, o mundo ficou em estado de choque. Os mercados não sabiam com o que lidar, as empresas não sabiam o que fazer, as forças políticas temeram o fim da Europa, o resto dos britânicos começaram a ter medo do futuro – ninguém soube como reagir ao Brexit. Em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa emitiu um comunicado: “O povo britânico decidiu, soberanamente, que o Reino Unido deverá deixar de integrar a União Europeia, o que só pode contristar-nos. Segue-se agora um período de negociação com os seus parceiros europeus, estabelecido no Tratado da União Europeia, para determinar os exatos termos deste processo”.

JULHO

Egrégios | ESplendor | Brumas
Que inspira grande admiração. Igual a ilustre, insigne, nobre, notável; // Fulgor, brilho intenso; (Figurado)  Deslumbramento; Pompa, magnificência; 
Lustre, fama, glória. // Nevoeiro espesso; (Figurado) Escuridão; Mistério; Incerteza

Um mês depois do Dia de Portugal, o país parou: a seleção nacional venceu o campeonato europeu de futebol, ao ganhar a França por 1-0, golo de Éder. Nesse dia (e nos dias que se seguiram), o hino nacional foi a música mais entoada nas ruas portuguesas. “Heróis do mar / nobre povo / Nação valente, imortal / Levantai hoje de novo / O esplendor de Portugal! / Entre as brumas da memória, / Ó Pátria, sente-se a voz / Dos teus egrégios avós, / Que há de guiar-te à vitória!” – é uma parte da Portuguesa, escrita por Henrique Lopes de Mendonça.

Gambozino
Animal imaginário, para a pesca ou caça do qual se convida uma pessoa considerada ingénua que se pretende enganar. (Mais usado no plural). Igual a Gramonilho, gramozilho

A febre do jogo Pokémon Go chegou a Portugal em Julho. Com esta aplicação, as pessoas têm de estar no meio da rua a tentar ‘caçar’ seres imaginários. Isso fez com que muito comparassem o jogo a uma caça aos gambozinos. Os que não conheciam a palavra, tentaram perceber que ‘bicho’ era este. 

AGOSTO

dantesco
Relativo a Dante Alighieri (1265-1321), poeta italiano, ou à sua obra. Igual a dantiano, dântico; Relativo à descrição do Inferno feita por Dante na Divina Comédia; Horroroso, assustador, pavoroso

Os fogos na Madeira fizeram três vítimas mortais, vários feridos, destruíram 300 edifícios e deixaram centenas de pessoas desalojadas. Um dos momentos mais assustadores vividos pelos madeirenses ocorreu quando as chamas chegarem ao centro histórico do Funchal, mais precisamente à zona da Igreja de São Pedro. “Cenário dantesco” foi uma das expressões usadas para descrever o que se viveu na ilha durante aqueles dias.

Gerigonça
Linguagem vulgar ou informal. Igual a calão;  Linguagem particular em certos meios. Igual a gíria; (Por extensão)  Língua que não se compreende; (Figurado) Coisa malfeita ou construção com pouca solidez. Igual a caranguejola; Aparelho ou mecanismo de construção complexa. Igual a engenhoca

Vários políticos, comentadores e órgãos de comunicação usam a palavra ‘gerigonça’ há algum tempo para descrever a atual solução de governo em Portugal, conseguida a partir de um acordo entre PS, PCP, Bloco e PEV. O aparecimento deste termo no mês de agosto pode estar relacionado com a entrevista que a líder do Bloco, Catarina Martins, deu ao jornal “Público”: “Todos os dias me arrependo da geringonça (…) Todos os dias somos confrontados com as limitações. Agora, naturalmente, enquanto os objetivos que estiverem a ser traçados forem cumpridos, cá estamos. Com as dificuldades de todos os dias”.

SETEMBRO

impeachment
Ato ou processo legal que pretende a destituição de alguém de um cargo governativo. Igual a impedimento

O processo de destituição da ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff começou em abril, mas no início de setembro, depois de Temer ter assumido a liderança do país, vários manifestantes ‘pró-Dilma’ continuaram a dizer que o atual presidente era um “golpista” e que o processo de ‘impeachment’ tinha sido, na verdade, um “golpe de Estado”.

paralímpico
(Adjetivo) Relativo ao evento desportivo internacional em que os atletas se enquadram em várias categorias de deficiência para cada modalidade, realizado de quatro em quatro anos, no mesmo local dos jogos olímpicos; (Adjetivo e substantivo masculino) Que ou quem é atleta com algum grau de deficiência, participante nos jogos paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro realizaram-se entre os dias 7 e 18 de setembro. Lenine Cunha, o atleta paralímpico mais medalhado de sempre, partiu para o Brasil para competir na prova de salto em comprimento. Conquistou o sexto lugar. 

OUTUBRO

contingente
(Adjetivo de dois géneros) Que pode ou não existir ou acontecer; Que acontece por acaso ou por acidente; Que, entre vários, compete a cada um; Diz-se de plano pensado para substituir outro na ocorrência de eventualidades. (Substantivo masculino) A parte que cabe a cada um numa distribuição; Determinação quantitativa; Destacamento de militares para o desempenho de uma missão ou para a realização de determinada tarefa; Grupo de militares que se destacam para um serviço; Quantidade máxima de pessoas ou de objetos

A guerra entre taxistas e condutores da Uber e da Cabify encheu os jornais no final deste ano. Os taxistas exigiam que o governo português impusesse um limite ao número de viaturas que podem circular pelas cidades ao serviço destas plataformas. O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, respondeu referindo que não existe “contingente para atividades que não sejam serviço público”.

pansexual
(Adjetivo e substantivo) Que ou quem sente atração sexual ou interesse amoroso por outras pessoas, independentemente do seu sexo ou da sua identidade de género

Em outubro deste ano, a cantora norte-americana Miley Cyrus revelou que era pansexual. “Sempre detestei a palavra “bissexual” porque isso implica colocar-me numa caixa (…) Nem sequer consigo pensar se alguém é um rapaz ou uma rapariga… Os meus olhos começaram a abrir-se para esta realidade quando estava no quinto ou no sexto ano. A primeira relação da minha vida foi com uma rapariga”, revelou a artista. Muitos ficaram curiosos e decidiram pesquisar este conceito. 

NOVEMBRO

xenófobo
Que ou quem sente ódio ou forte desprezo por estrangeiros; que ou quem manifesta xenofobia 

O mundo voltou a dar uma volta de 180º em novembro. Contra todas as expectativas, Donald Trump venceu as eleições norte-americanas. O sucessor de Barack Obama foi descrito por muitos como sendo um homem racista, demagógico, misógino e… xenófobo. Foi revelado esta semana que o Colégio Eleitoral já atribuiu mais do que os 270 votos necessários para eleger Donald Trump como o próximo presidente norte-americano, oficializando assim a ida do empresário para a Sala Oval da Casa Branca.

Bataclã
Estabelecimento de diversão noturna

Um ano depois dos ataques terroristas em Paris, que mataram 130 pessoas, a famosa sala de espetáculos Bataclan – onde 87 pessoas foram mortas – voltou a abrir as suas portas. O músico convidado para voltar a dar vida àquele espaço foi o britânico Sting. Os ataques foram reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico – sete membros deste grupo terrorista mataram pessoas em cinco locais diferentes da capital francesa – nem um ano depois dos ataques ao semanário satírico “Charlie Hebdo”. 

DEZEMBRO

despenalização
Ato ou efeito de despenalizar

O Bloco de Esquerda vai apresentar a proposta de despenalização da morte assistida até ao verão do próximo ano. “Estamos ainda a ponderar se o faremos logo quando a petição subir a plenário mas não há razão para não ser até ao fim da sessão legislativa”, explicou este mês o bloquista José Manuel Pureza, ao “Diário de Notícias”. A proposta do Bloco incluirá a legalização do suicídio assistido e da eutanásia, mas de fora vão ficar as crianças e as pessoas com problemas de saúde mental.

biónico
relativo à biónica; que tem processos biológicos alterados ou substituídos por meios eletrónicos

Mohammed Abad é um homem escocês de 44 anos, conhecido por ser o primeiro homem a ter um pénis biónico. Este mês, confessou ter recebido propostas sexuais de pelo menos 50 mulheres. Abad recusou todos os pedidos e revelou que desde que perdeu a ‘virgindade’, há oito meses, nunca mais teve relações sexuais. Esta história intrigou milhares de pessoas, que decidiram pesquisar o termo ‘biónico’ na Internet.