Isto é que é o Natal

Não gosto particularmente do Natal. Não gosto da sofreguidão, da correria, do stress. Não gosto das saudades de quem já cá não está e que inconscientemente se agudizam nesta altura do ano. Não gosto da proximidade do final de mais um ano e da noção quase inevitável de que não fiz nem metade do que…

Não gosto particularmente do Natal. Não gosto da sofreguidão, da correria, do stress. Não gosto das saudades de quem já cá não está e que inconscientemente se agudizam nesta altura do ano. Não gosto da proximidade do final de mais um ano e da noção quase inevitável de que não fiz nem metade do que gostaria de ter feito. Não gosto da sensação de que temos de ser todos bonzinhos… só porque é Natal. Ainda assim não consigo ser indiferente a certas ações e histórias – na verdade também não seria noutras alturas do ano, mas… é Natal.

Encontrei uma destas histórias num outro jornal, o “Jornal de Notícias”, que contou a história de Armando Sousa, um homem de 50 anos, cuja filha de dois anos, no início de dezembro, foi retirada e entregue para adoção pelo Tribunal de Família do Porto, e as visitas do pai proibidas  com vista a ir pondo fim aos laços paternais (a mãe desapareceu quando a criança era ainda bebé). Tudo isto porque o pai está no desemprego e vive num quarto de pensão. Ou antes, estava e vivia. É que, na sequência desta notícia, um professor catedrático que deseja preservar o seu anonimato, voluntariou-se para pagar a Armando Sousa 500 euros por mês, durante seis meses. Mas a generosidade não ficou por aqui: um outro homem disponibilizou gratuitamente um apartamento em Avintes e horas mais tarde Armando Sousa recebeu uma proposta de trabalho. 

Desta forma, o homem de 50 anos passou a reunir as condições para contestar a decisão do coletivo de juízes da primeira instância. Mas antes disso, o único sonho de Armando Sousa era mesmo poder entregar à filha a prendinha que lhe conseguiu comprar. E dar-lhe um beijinho.

Acho que é isto aquilo que chamam de espírito de Natal. E deste Natal eu gosto. E muito. Um feliz Natal para todos!