Governo quer diminuir preço do gás de garrafa

Esta prática pode ser feita através da regularização do setor a nível nacional juntamente com o apoio das próprias empresas.

Jorge Seguro Sanches, o secretário de Estado da Energia afirmou, esta quarta-feira, no concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, que é importante reduzir o fosso existente entre Portugal e Espanha no preço do gás de garrafa.

De acordo com Jorge Seguro Sanches, esta prática pode ser feita através da regularização do setor a nível nacional juntamente com o apoio das próprias empresas.

"O que eu quero é que o sistema funcione de uma forma mais transparente, mais equilibrada (…), e entendemos que é em bom diálogo com as empresa do setor [que tal deve ser feito] e que elas próprias também nos vão ajudar a encontrar as boas soluções para que Portugal e Espanha não tenham este fosso, que não é de natureza fiscal", disse Jorge Seguro Sanches.

"O IVA sobre o gás de garrafa em Portugal é 23% e em Espanha é 21% e o ISP (imposto específicos sobre combustíveis) é praticamente idêntico, pelo que não se justifica uma diferença de praticamente o dobro", concluiu.