Isabel dos Santos. Supremo diz que nomeação para Sonangol é legal

O Supremo Tribunal, em Luanda, já se pronunciou sobre a providência cautelar que foi entregue em junho com o intuito de travar Isabel dos Santos na Sonangol. No entender do Supremo, a nomeação da empresária é legal.

Isabel dos Santos tomou posse durante o mês de junho como presidente do conselho de administração da petrolífera Sonangol. Um cargo para o qual foi nomeada por José Eduardo dos Santos.

No entanto, a escolha de Isabel dos Santos para a Sonangol tem levantado dúvidas. Alguns juristas angolanos reuniram-se para discutir a possibilidade de contestar o despacho com que o presidente angolano nomeou a filha para o cargo de topo na Sonangol. E foi o que decidiram fazer. A providência cautelar foi subscrita por 12 advogados angolanos. Mas a ação destes advogados foi agora indeferida.

A mulher mais poderosa do país

Existem algumas mulheres ricas em Portugal, mas muito poucas têm o poder que a empresária angolana Isabel dos Santos conquistou. Está ligada a múltiplos negócios entre Luanda e Lisboa e, com a nomeação para o cargo de presidente da Sonangol, ganhou influência acrescida.

Mas os negócios não vêm de hoje. Nascida em Baku, no Azerbaijão, a 20 de abril de 1973, Isabel dos Santos tem conseguido somar sucessos e negócios de vários milhões nos últimos anos.