Mário Soares. “Aquela loucura de tentar prolongar a vida não vai ser feita”, diz Eduardo Barroso

O sobrinho do histórico socialista revelou que António Guterres ligou à família  

Mário Soares. “Aquela loucura de tentar prolongar a vida não vai ser feita”, diz Eduardo Barroso

Eduardo Barroso avançou, esta sexta-feira, que a família de Mário Soares já tomou a decisão de não utilizar máquinas de suporte de vida.

“Há alturas em que nós temos de saber parar. Não é acabar com a vida dos doentes, mas não ventilar às vezes, tomar decisões difíceis, não fazer uma diálise que pode salvar o doente mais uns dias. Essas decisões em relação aos doentes, não é em relação ao tio, são tomadas pelos médicos em conjunto com as famílias, muitas vezes. Essa decisão está tomada”, afirmou o sobrinho do histórico socialista e médico cirurgião, em declarações aos jornalistas esta manhã.

Barroso adiantou ainda que o ex-Presidente da República continua em coma profundo, mas que os seus órgãos vitais continuam a funcionar. “Aquela loucura de tentar prolongar a vida não vai ser feita”, acrescentou.

O especialista revelou ainda que o secretário-geral eleito da ONU e ex-primeiro-ministro, António Guterres, ligou à filha de Maria Barroso e Mário Soares a questioná-la se iriam recorrer a algum suporte técnico para prolongar a vida do fundador do PS. Isabel Soares, segundo o cirurgião, terá respondido que “nada será feito para além do que é clinicamente razoável”.