Rússia vs. EUA. Putin à espera de Trump

O Presidente russo, Vladimir Putin, não vai responder, para já, à expulsão dos 35 diplomatas russos ordenada por Barack Obama. Moscovo acusa a Administração Obama de se afogar, nos seus últimos dias, em ‘russofobia’ primária. 

Rússia vs. EUA. Putin à espera de Trump

"Não vamos criar problemas aos diplomatas dos EUA. Não expulsaremos ninguém. Não impediremos as suas famílias e os seus filhos de desfrutarem, em descanso, as festas do fim do ano", afirmou Putin.

A decisão do Presidente russo foi uma surpresa em relação ao que é habitual nestes casos: depois de uma expulsão de um lado, costuma vir uma retaliação proporcional do outro lado. Uma jogada russa que já mereceu o elogio de Donald Trump. O Presidente eleito escreveu a reação da forma habitual, na sua conta do Twitter: «Grande jogada [a de Putin]. Sempre soube que ele é muito esperto».

A inesperada declaração do líder russo chegou poucas horas depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, ter proposto a expulsão de 35 diplomatas dos EUA.

As expulsões de diplomatas russos foram  feitas como reação a uma alegada interferência russa nas presidenciais dos EUA.