Os recados de Guterres no primeiro discurso como secretário-geral da ONU [vídeo]

“A paz depende de nós”, afirmou o novo secretário-geral da ONU no arranque do seu mandato

Os recados de Guterres no primeiro discurso como secretário-geral da ONU [vídeo]

O antigo primeiro ministro português António Guterres começa hoje o seu mandato de cinco anos como secretário-geral da ONU. E no seu primeiro discurso fez questão de lembrar: “A paz depende de nós”.

Guterres falou de guerra e das suas consequências e da importância da paz e da responsabilidade de todos no esforço para a construir.

“Mulheres, crianças e homens são mortos ou feridos, vendo-se forçados a abandonar os seus lares, tudo perdendo. Até mesmo hospitais e comboios humanitários são atingidos sem contemplação”, afirmou o novo secretário-geral da ONU.

“Nestas guerras não há vencedores; todos perdem. Gastam-se biliões de dólares na destruição de sociedades e economias, alimentando ciclos de desconfiança e medo que podem perpetuar-se por gerações. Vastas regiões do planeta estão inteiramente desestabilizadas e um novo fenómeno de terrorismo global ameaça-nos a todos”, acrescentou.

Guterres pede que 2017 seja “o ano em que todos – cidadãos, governos, dirigentes – procurem superar as suas diferenças”.

 “A dignidade e a esperança, o progresso e a prosperidade – enfim tudo o que valorizamos como família humana – depende da paz. Mas a paz depende de nós”, concluiu.