Iraque. Explosão de carro-bomba faz pelo menos 39 mortos em Bagdade

Atentado na capital iraquiana acontece no mesmo dia de uma visita do presidente francês François Hollande. Estado Islâmico reivindicou o ataque.

Pelo menos 39 pessoas morreram e outras 57 ficaram feridas, vítimas da explosão de um carro armadilhado, numa praça movimentada em Sadr City, de maioria xiita, na região nordeste de Bagdade. Segundo a polícia local, a detonação do veículo aconteceu junto a um mercado de frutas e legumes naquela zona da capital iraquiana.

O ataque desta segunda-feira surge poucos dias depois de outros dois atentados em Bagdade. No passado sábado, três bombas detonadas em locais diferentes da cidade mataram perto de 30 pessoas.

À semelhança do que aconteceu com os ataques do fim de semana, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado desta segunda-feira. Forças do exército iraquiano iniciaram, em outubro, uma operação militar de larga escala contra aquele grupo terrorista, no norte do país, com vista à reconquista de Mosul, e desde essa altura que são cada vez mais frequentes os atentados na capital.

No mesmo dia da explosão em Sadr City, o presidente de França visitou uma academia militar, especializada em contraterrorismo, localizada nas imediações de Bagdade. François Hollande enalteceu a importância daquele tipo de unidade militar e defendeu que o combate ao Estado Islâmico no Iraque, ajudava à prevenção de ataques terroristas em território francês.