CGD. Domingues recusa entregar declaração referente a 2017

A capitalização do banco público começa já esta quarta-feira, dia 4 de janeiro.

António Domingues não quer entregar a declaração de rendimentos referente a 2017, daí não quer prolongar  mandato por mais um mês, não esperando, por isso, pela entrada de Paulo Macedo. Isto porque, bastava um dia em funções este ano para ter que entregar os documentos ao Tribunal Constitucional (TC).

O presidente demissionário da Caixa terá comunicado a Mário Centeno na sexta-feira à tarde, que não tem condições jurídicas para prolongar o mandato até ao final de janeiro. No entanto, os membros da equipa de Domingues que se mantém vão assegurar a transição.

Para já, ainda não se sabe quando o Banco Central Europeu dará luz verde à nova equipa para liderar a CGD, já que as regras são omissas, referindo apenas que “tudo depende da informação disponível”, da “rapidez com que o supervisor nacional reúne a informação relevante” e da “quantidade de informação adicional que o BCE necessite”.

Recorde-se que, a capitalização do banco público começa já esta quarta-feira, dia 4 de janeiro, começando com a conversão dos CoCo’s em capital e com a entrada da Parcaixa para o balanço do banco público.